URUGUAIANA JN PREVISÃO

Geração Consciente

Etapa final do Arena Geração acontece nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 30/11, a partir das 9h, no ginásio da Escola Dom Hermeto acontece a última edição do Arena Geração, do programa Geração Consciente, um jogo cultural e educativo entre as escolas do Rio Grande do Sul, desenvolvido para oferecer recursos para a promoção da saúde dos adolescentes.  

Em Uruguaiana, participam 14 instituições de ensino: Escola João Baptista Lusardo - Ciep; Escola Patrício Lopes; Escola Moacyr Ramos Martins; Escola General Osório; Escola Leda Maria Pereira da Silva; Escola Marília Sanchotene Felipe; Escola Elvira Ceratti; Escola Adir Máscia; Escola República do Uruguai; Colégio Dr. Roberval Beheregaray Azevedo; Instituto Elisa Ferrari Valls; Escola Rui Barbosa e Escola Flores da Cunha.  

A etapa final consiste em uma gincana entre as escolas para definição das campeãs. Ao longo de todo dia serão realizadas inúmeras atividades valendo pontuação. Participam estudantes da rede pública de ensino de 12 a 18 anos, através de uma série de atividades com temas como saúde, incluindo violência, trabalhados durante o ano letivo. 

A Assessoria de Saúde Escolar da 10° Coordenadoria Regional de Educação (10ªCRE) destaca como foi realizado o trabalho até este momento, "semanalmente eram lançados os desafios e a escola junto aos seus alunos vai se organizando e postando em um site que temos da geração consciente as suas atividades e isso resulta numa pontuação, e essa pontuação vai sendo somativa". 

Este tipo de ação possui extrema relevância tanto para as escolas como para o município, "vejo que é a oportunidade de mostrar o trabalho do Programa Saúde na Escola - PSE. Uma parceria da Saúde e da Educação, que faz parte de uma formação continuada que ocorre durante o ano de março a dezembro este projeto é a culminância deste trabalho", afirma Marlise. 

O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o programa RS Seguro e com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). O objetivo é levar informação e educação sobre temáticas como aprendizagem socioemocional, saúde sexual e reprodutiva, uso abusivo de álcool e outras drogas, diversidade, estigma e discriminação, violência e bullying. 

Escola Lilia Guimarães completa 40 anos Anterior

Escola Lilia Guimarães completa 40 anos

Feira Municipal de Ciências reuniu centenas de estudantes Próximo

Feira Municipal de Ciências reuniu centenas de estudantes

Deixe seu comentário