Protocolado pedido de CPMI para investigar descontos ilegais em benefícios do INSS
Financiamento
Caixa amplia prazo para alteração em contrato do Novo Fies

Divulgação - Estudantes têm até 30 de junho para atualizar contratos do Fies; pedidos de prorrogação vão até 15 de julho.
A Caixa Econômica Federal anunciou a prorrogação do período para realizar alterações nos contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), relativos ao primeiro semestre de 2025.
Os universitários têm agora até o dia 30 de junho para efetuar ajustes obrigatórios, como renovação semestral, mudança de curso ou instituição, suspensão temporária do contrato ou encerramento antecipado. Essas atualizações podem ser feitas por meio do portal SifesWeb ou pelo aplicativo Fies Caixa.
Além disso, a partir de 1º de junho, será possível solicitar a prorrogação do uso do financiamento (chamada de dilatação), caso o aluno ainda não tenha concluído a graduação no tempo inicialmente previsto. O prazo para essa solicitação vai até 15 de julho.
Para confirmar a renovação e pedir a dilatação, é necessário que o estudante esteja com os pagamentos em dia.
De acordo com as diretrizes do Novo Fies, os contratos precisam ser atualizados a cada semestre. O processo de renovação começa pela instituição de ensino e, em seguida, deve ser validado pelo estudante.
Sobre o Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil é uma iniciativa do governo federal que oferece crédito para estudantes cursarem o ensino superior em faculdades privadas que participam do programa e são bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Podem participar do processo seletivo do Fies ou do Fies Social os candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.
Também é necessário que não tenham feito o exame na condição de treineiro e que cumpram a frequência mínima exigida no semestre letivo correspondente ao primeiro semestre de 2025. Para o Fies tradicional, exige-se renda familiar mensal por pessoa de até três salários-mínimos, o que equivale a R$4.554 em 2025.
Para o Fies Social, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo, correspondente a R$758 no mesmo ano.
Funcionalidades disponíveis
Por meio do aplicativo Fies Caixa, o aluno pode:
- Solicitar a extensão do período de financiamento;
- Confirmar a renovação do contrato;
- Gerar boletos das parcelas pendentes;
- Acessar informações cadastrais;
- Pedir a suspensão temporária do contrato.
Todos esses recursos também estão disponíveis no site SifesWeb.
Deixe seu comentário