Turismo
Hotelaria de Uruguaiana se prepara para receber “turistas de carnaval”
Daiany Mossi - Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Turistas do país inteiro visitam Uruguaiana no Carnaval.
O Carnaval Fora de Época de Uruguaiana de 2024 está em contagem regressiva. Falta menos de uma semana para iniciar a maior festa cultural da região. O terceiro melhor carnaval do país deve reunir cerca de 40 mil pessoas entre as noites de 29 de fevereiro, 1 e 2 de março.
Anualmente o evento multicultural movimenta a economia do município com a chegada de turistas de todo o Brasil e de inúmeros países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai. O setor de hotelaria se prepara desde o ano anterior para receber os visitantes da melhor forma.
De acordo com a secretaria municipal de Turismo, Vanessa Welter, Uruguaiana possui 1.020 leitos na hotelaria formal e a previsão é de aumento de ocupação de 30%. A secretária ainda afirma que em média, 60% do público presente na avenida é de outra cidade e que além de ocuparem as vagas disponíveis em hotéis, os turistas se hospedam em casas de famílias, pousadas e até mesmo em motéis.
Em 2023, com o retorno do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana após dois anos sem a realização do evento em razão da pandemia, os turistas presentes vieram de cerca de 18 municípios diferentes, são eles: São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Passo Fundo, Cachoeira, São Leopoldo, Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul, Livramento, Itaqui, Quaraí, São Gabriel, Libres (Argentina), Bella Union (Uruguai) e Artigas (Uruguai).
O funcionamento
O Fares Turis Hotel é uma das opções mais procuradas pelos turistas que visitam o município, isso porque o hotel fica na Avenida Presidente Vargas, onde acontece o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana. O espaço conta com 60 quartos e acomoda cerca de 120 pessoas no total.
De acordo com a sócia-proprietária do hotel, Helena Fares, a equipe é preparada meses antes para o evento. O hotel entra no clima de carnaval pouco antes da chegada dos hospedes, com decorações alusivas e treinamentos específicos para os colaboradores. Helena Fares afirma que a procura é grande e o hospedes são fidelizados. “Muitos hospedes vem de São Borja, São Paulo, Rio Grande, Pelotas e Paso de Los Libres mas este ano, sentimos que a procura por hospedagem dos argentinos diminuiu,” completou.
A sócia-proprietária do Fares afirma que os investimentos não param. “Durante todo o ano estamos investindo, seja em infraestrutura ou em novos funcionários para comportar esse grande evento”, afirmou.
A programação da hospedagem conta com shows ao vivo e contratação de novos funcionários para melhor atender os clientes. De acordo com Helena Fares, no dia 29 os clientes serão recebidos com um show ao vivo de saxofone no hall de entrada no estabelecimento. No dia 1 e 2 de março, os hospedes serão recebidos no café da manhã com saxofone ao vivo e marchinhas de carnaval para entrarem no clima. Também no segundo dia, haverá um esquenta para o evento em frente ao hotel, o famoso Deu Samba no Fares que está na sua 12ª edição, onde a bateria de uma escola de samba da cidade estará presente para entreter os hospedes e a comunidade presente. Helena Fares afirma que o projeto Vem Viver Uruguaiana é uma grande porta de entrada para o turismo, principalmente no carnaval. “Muitas pessoas conhecem nossa cidade por causa do projeto”, completou. “Nós trazemos os turistas não só para se hospedarem no nosso hotel, mas para conhecerem as belezas da nossa cidade”, finalizou.
Deixe seu comentário