CIDADE FOLIA
Os Rouxinóis vai invocar os movimentos afros e a boêmia
Reprodução - redes sociais" imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A escola nasceu nos anos 50.
Nos dias 29 de fevereiro, 1 e 2 de março, daqui sete dias, veremos muitas histórias sendo contadas no Carnaval Fora de Época de Uruguaiana na Avenida Presidente Vargas. Histórias essas que cultuam e retratam a cultura Brasileira, Africana e Indígena, trazendo a diversidade de crenças, expressões artísticas e diversidade étnica. Nas próximas edições, os nossos leitores vão acompanhar um pouco do que as escolas apresentarão na Avenida. Confira:
Os Rouxinóis
Fundada em 15 de janeiro de 1953, a Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis têm como seu símbolo o Rouxinol. O pássaro traz uma carga simbólica poderosa, é a personificação da beleza e da graça, ele representa a alma artística da escola, elevando-a a um nível de excelência e magia. A escola venceu 49 títulos em sua história, sendo 31 destes o de campeã do Carnaval de Uruguaiana.
Uma das escolas mais tradicionais de Uruguaiana, Os Rouxinóis carrega em sua bandeira as cores verde e branco. Muitos famosos já participaram dos desfiles da escola, tais como: Viviane Araújo, Valéria Valenssa, Ângela Bismarchi, Nana Gouvêia, Wantuir e até mesmo Neguinho da Beija-Flor.
O enredo de 2024 é “Ale – Mistérios da Noite” que carrega Maria Padilha como personagem central. “A saia gira, levanta a poeira do chão, ela é Padilha, a dama da rua. Ela é Maria, rainha mulher, jurou amar alguém na encruzilhada (...)” conta um trecho do samba enredo.
A história que será contada na avenida, aborda temas como religião, mundo da criação, boêmia, cabaré, dança e de tudo que acontece na noite. No final será falado sobre ancestralidade, do candomblé e do batuque. A escola fará um desfile colorido com uma ideia audaciosa e moderno.
Maria Padilha é uma figura muito importante na cultura esotérica e nas tradições afro-brasileiras. Ela é conhecida como a pomba-gira feiticeira, considerada uma entidade espiritual que ajuda as pessoas em diversos aspectos, especialmente na área do amor e da sensualidade.
De acordo com a crença popular, Maria Padilha é uma entidade que trabalha nas sombras, em um mundo sobrenatural onde é possível acessar a energia vital das pessoas. Segundo a tradição, ela é capaz de ajudar na realização de desejos e na resolução de problemas amorosos, além de atuar como uma protetora espiritual das mulheres.
COLOCAR EM UM BOX
Ficha técnica
Nome da Escola: Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis
Fundação: 15 de janeiro de 1953
Cores: verde e branco
Símbolo: Rouxinol
Presidente de Honra: Anamaria Guedes da Luz Thedy
Presidente: Jorge Aurélio Alves Quirino
Endereço do Barracão: Terminal de carga aduaneiro, antigo galpão Bonatto Link das Redes Sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/osrouxinoisoficial
Facebook: https://www.facebook.com/osrouxinoisoficial
E-mail: srcosrouxinois@gmail.com
Enredo 2024: ALE – Mistérios da Noite
Carnavalesco: Júnior Barata
Diretor de Carnaval: Comissão de Carnaval
Intérprete: Wantuir Oliveira
Mestre de Bateria: Everton Ramires (Sapuca)
Rainha de Bateria: Carol González
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Claudinho e Selminha Sorriso
Comissão de Frente: Fábio Madeira
Número de componentes: 750
Breve resumo da história da Escola: A Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis, fundada em 15/01/1953, detentora de 31 títulos, escola de maior tradição no carnaval de Uruguaiana/RS, presidida pelo multicampeão Jorge Quirino que reassumiu a presidência juntamente com a Vice-Presidente Anamaria Thedy, também Presidente de Honra de nossa Escola, desde 2023.
Deixe seu comentário