URUGUAIANA JN PREVISÃO

CIDADE FOLIA

Os Rouxinóis vai invocar os movimentos afros e a boêmia

Reprodução - redes sociais" imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A escola nasceu nos anos 50.

Nos dias 29 de fevereiro, 1 e 2 de março, daqui sete dias, veremos muitas histórias sendo contadas no Carnaval Fora de Época de Uruguaiana na Avenida Presidente Vargas. Histórias essas que cultuam e retratam a cultura Brasileira, Africana e Indígena, trazendo a diversidade de crenças, expressões artísticas e diversidade étnica. Nas próximas edições, os nossos leitores vão acompanhar um pouco do que as escolas apresentarão na Avenida. Confira: 

Os Rouxinóis 

Fundada em 15 de janeiro de 1953, a Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis têm como seu símbolo o Rouxinol. O pássaro traz uma carga simbólica poderosa, é a personificação da beleza e da graça, ele representa a alma artística da escola, elevando-a a um nível de excelência e magia. A escola venceu 49 títulos em sua história, sendo 31 destes o de campeã do Carnaval de Uruguaiana. 

Uma das escolas mais tradicionais de Uruguaiana, Os Rouxinóis carrega em sua bandeira as cores verde e branco. Muitos famosos já participaram dos desfiles da escola, tais como: Viviane Araújo, Valéria Valenssa, Ângela Bismarchi, Nana Gouvêia, Wantuir e até mesmo Neguinho da Beija-Flor. 

O enredo de 2024 é “Ale – Mistérios da Noite” que carrega Maria Padilha como personagem central. “A saia gira, levanta a poeira do chão, ela é Padilha, a dama da rua. Ela é Maria, rainha mulher, jurou amar alguém na encruzilhada (...)” conta um trecho do samba enredo. 

A história que será contada na avenida, aborda temas como religião, mundo da criação, boêmia, cabaré, dança e de tudo que acontece na noite. No final será falado sobre ancestralidade, do candomblé e do batuque. A escola fará um desfile colorido com uma ideia audaciosa e moderno. 

Maria Padilha é uma figura muito importante na cultura esotérica e nas tradições afro-brasileiras. Ela é conhecida como a pomba-gira feiticeira, considerada uma entidade espiritual que ajuda as pessoas em diversos aspectos, especialmente na área do amor e da sensualidade. 

De acordo com a crença popular, Maria Padilha é uma entidade que trabalha nas sombras, em um mundo sobrenatural onde é possível acessar a energia vital das pessoas. Segundo a tradição, ela é capaz de ajudar na realização de desejos e na resolução de problemas amorosos, além de atuar como uma protetora espiritual das mulheres. 

 

COLOCAR EM UM BOX 

Ficha técnica 

 

Nome da Escola: Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis 

Fundação: 15 de janeiro de 1953 

Cores: verde e branco  

Símbolo: Rouxinol  

Presidente de Honra: Anamaria Guedes da Luz Thedy 

Presidente: Jorge Aurélio Alves Quirino 

Endereço do Barracão: Terminal de carga aduaneiro, antigo galpão Bonatto Link das Redes Sociais: 

Instagram: https://www.instagram.com/osrouxinoisoficial 

Facebook: https://www.facebook.com/osrouxinoisoficial 

E-mail: srcosrouxinois@gmail.com 

Enredo 2024: ALE – Mistérios da Noite 

Carnavalesco: Júnior Barata 

Diretor de Carnaval: Comissão de Carnaval 

Intérprete: Wantuir Oliveira 

Mestre de Bateria: Everton Ramires (Sapuca) 

Rainha de Bateria: Carol González 

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Claudinho e Selminha Sorriso 

Comissão de Frente: Fábio Madeira 

Número de componentes: 750 

Breve resumo da história da Escola: A Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis, fundada em 15/01/1953, detentora de 31 títulos, escola de maior tradição no carnaval de Uruguaiana/RS, presidida pelo multicampeão Jorge Quirino que reassumiu a presidência juntamente com a Vice-Presidente Anamaria Thedy, também Presidente de Honra de nossa Escola, desde 2023. 


Hotelaria de Uruguaiana se prepara para receber “turistas de carnaval” Anterior

Hotelaria de Uruguaiana se prepara para receber “turistas de carnaval”

Acompanhe o enredo da Imperadores do Sol Próximo

Acompanhe o enredo da Imperadores do Sol

Deixe seu comentário