tradições
Após revitalização, Museu Crioulo será reinaugurado

Divulgação - O espaço tem a missão de educar e preservar as tradições gaúchas para futuras gerações.
No próximo dia 30, o Museu Crioulo Júlio Machado da Silva reabre suas portas ao público após passar por um processo de revitalização. Localizado no subsolo do Centro Cultural Pedro Marini, o museu retorna ao seu local original, onde foi inaugurado em 1980, pelo então prefeito Antônio Augusto Brasil Carús
Embora o museu tenha passado por algumas melhorias, ele não foi reformado, mas está sendo revitalizado para resgatar suas origens. De acordo com Marco Buslins, chefe administrativo dos museus, o espaço nunca esteve fechado. Durante esse período de revitalização, o acervo permaneceu em exposição nas salas internas do Centro Cultural.
O nome Museu Crioulo Júlio Machado da Silva é uma homenagem a Júlio Machado da Silva, um vaqueano que se dedicou à preservação das tradições gaúchas. Seu lenço 'maragato', que faz parte do acervo do museu, simboliza o orgulho e a identidade cultural que ele sempre carregou. A reabertura marca um momento importante para a preservação da cultura e da história gaúcha, além de representar um resgate das raízes do museu e seu retorno à localização histórica no subsolo do Centro Cultural.
O Museu fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Apesar de estar fechado aos sábados e domingos, ele poderá abrir as portas para situações especiais, como passeios agendados, conforme necessário.
Deixe seu comentário