Fibromialgia passa a ser considerada deficiência em todo país
Baixa procura
Vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos estará disponível até o fim do ano

Divulgação/Instituto Butantan - Vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos segue disponível nas unidades básicas.
A vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos foi prorrogada em todo o Estado até dezembro de 2025, com o objetivo de ampliar a proteção contra o vírus, que pode causar câncer de colo do útero e outras doenças. Em Uruguaiana o imunizante está disponível gratuitamente em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e na sala de vacina central do município.
Segundo a coordenadora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Eduarda Oliveira, a cobertura vacinal atual entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos é de 75,62% para o público feminino e 63,10% para o masculino. Entre os jovens de 15 a 19 anos, ainda há um número significativo que não foi vacinado. A cobertura está sendo monitorada, e ações estão em andamento para ampliar a vacinação.
Até o momento, cerca de 6,6 mil adolescentes entre 15 e 19 anos foram vacinados no Rio Grande do Sul, mas estima-se que aproximadamente 300 mil ainda não tenham sido imunizados. Em Uruguaiana,
A campanha, iniciada em março de 2025, tem foco na busca ativa e mobilização em escolas e unidades de saúde para aumentar a adesão à imunização. A meta é vacinar 90% dos jovens dessa faixa etária que ainda não receberam a vacina.
A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra diversos tipos de câncer relacionados ao vírus, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe, além de prevenir verrugas genitais. Por isso, é fundamental que os jovens procurem as unidades de saúde para garantir a imunização dentro do prazo prorrogado.
Onde e como se vacinar?
A vacina está disponível gratuitamente nas unidades de saúde do município, incluindo as salas de vacinação. Para receber a dose, é necessário apresentar: documento com foto; cartão do SUS ou CPF; e caderneta de vacinação.
A vacinação está sendo intensificada pela Estratégia de Resgate de Não Vacinados, com ações em escolas e unidades de saúde.
Deixe seu comentário