URUGUAIANA JN PREVISÃO

Baixa procura

Vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos estará disponível até o fim do ano

Divulgação/Instituto Butantan - Vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos segue disponível nas unidades básicas.

A vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos foi prorrogada em todo o Estado até dezembro de 2025, com o objetivo de ampliar a proteção contra o vírus, que pode causar câncer de colo do útero e outras doenças. Em Uruguaiana o imunizante está disponível gratuitamente em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e na sala de vacina central do município. 

Segundo a coordenadora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Eduarda Oliveira, a cobertura vacinal atual entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos é de 75,62% para o público feminino e 63,10% para o masculino. Entre os jovens de 15 a 19 anos, ainda há um número significativo que não foi vacinado. A cobertura está sendo monitorada, e ações estão em andamento para ampliar a vacinação. 

Até o momento, cerca de 6,6 mil adolescentes entre 15 e 19 anos foram vacinados no Rio Grande do Sul, mas estima-se que aproximadamente 300 mil ainda não tenham sido imunizados. Em Uruguaiana,  

A campanha, iniciada em março de 2025, tem foco na busca ativa e mobilização em escolas e unidades de saúde para aumentar a adesão à imunização. A meta é vacinar 90% dos jovens dessa faixa etária que ainda não receberam a vacina. 

A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra diversos tipos de câncer relacionados ao vírus, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe, além de prevenir verrugas genitais. Por isso, é fundamental que os jovens procurem as unidades de saúde para garantir a imunização dentro do prazo prorrogado. 

Onde e como se vacinar? 

A vacina está disponível gratuitamente nas unidades de saúde do município, incluindo as salas de vacinação. Para receber a dose, é necessário apresentar: documento com foto; cartão do SUS ou CPF; e caderneta de vacinação. 

A vacinação está sendo intensificada pela Estratégia de Resgate de Não Vacinados, com ações em escolas e unidades de saúde. 

Novas canetas de insulina já são entregues pelo SUS Anterior

Novas canetas de insulina já são entregues pelo SUS

Município registrou três novos casos de dengue Próximo

Município registrou três novos casos de dengue

Deixe seu comentário