Vereador quer criar leitos para cuidados paliativos na Santa Casa
Diabetes
Pacientes com diabetes podem retirar kit nas unidades de saúde

Munícipes insulinodependentes que fazem uso de insumos de automonitoramento glicêmico domiciliar podem fazer a retirada do kit nas farmácias populares dos bairros e na farmácia básica municipal.
Para ter acesso aos materiais o paciente precisa realizar o seu cadastro na Estratégia de Saúde, mediante o preenchimento do formulário de solicitação devidamente preenchido pelo prescritor/ médico e exame que comprove o diagnóstico. Na entrega do aparelho, o paciente ou seu responsável assinará o Termo de Responsabilidade (cessão por comodato do aparelho) em duas vias, sendo que a cópia deve necessariamente ser arquivada no Prontuário do Paciente.
O usuário deverá comparecer na sua unidade de saúde de referência com o aparelho para a avaliação mensal do monitoramento glicêmico. Somente serão dispensados insumos (tiras e lancetas) na quantidade suficiente para 30 dias, levando em consideração as sobras (caso existam).
Os pacientes beneficiados pelo programa precisam ser insulinodependentes, isto é, ter a prescrição médica de insulina e relatório médico com a quantidade de insumos, além de verificações de glicemia capilar no dia.
Os kits entregues contêm: auto-lanceta (podendo ser caneta lancetadora ou auto-lancetas); tira reagente para glicemia capilar; aparelho medidor de glicemia capilar (glicosímetro) compatível com a tira reagente; seringa esterilizada descartável com agulha acoplada de 4 x 0,23 mm, com capacidade para até 100 unidades de insulina por aplicação (indicada para crianças, adolescentes e adultos, sem necessidade de realização da prega subcutânea); seringa esterilizada descartável com agulha acoplada de 6 x 0,25 mm, com capacidade para até 100 unidades de insulina por aplicação (indicada para adultos e adultos e obesos, com a indicação de prega subcutânea de acordo com o indivíduo e agulha para caneta aplicadora de insulina).
Para ter acesso ao material, o usuário deve residir em Uruguaiana, ser cadastrado no Cadastro Nacional de Saúde (Cartão SUS). O usuário deve possuir indicação médica para o automonitoramento da glicemia capilar feita pelos médicos da Atenção Básica ou especialistas vinculados ao Sistema Único de Saúde, que seja o responsável pelo acompanhamento médico do usuário portador de diabetes mellitus.
É necessário apresentar justificativa médica quando for necessário mais de três monitoramentos por dia. Os usuários portadores de Diabetes Mellitus insulinodependentes devem estar inseridos no processo terapêutico individual ou coletivo e registrado em prontuário.
Deixe seu comentário