URUGUAIANA JN PREVISÃO

Transporte escolar rural

Sindimercosul denuncia condições precárias dos trabalhadores ao Parlamento

Sindimercosul - Imagens adicionadas à denúncia mostram, sobretudo, a condição precária dos veículos

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Cargas e Linhas Internacionais do RS (Sindimercosul) protocolou, na Câmara de Vereadores de Uruguaiana, uma denúncia formal que aponta graves irregularidades nas condições de trabalho e segurança no transporte escolar do município. O documento, que foi entrege ao presidente do Legislativo, vereador Joalcei “Juca” Gonçalves (PP) na última sexta-feira, 14/11, reúne relatos de pais, alunos e profissionais do setor, alertando para problemas que, segundo a entidade, colocam em risco tanto os estudantes quanto os trabalhadores. 

Conforme o Sindicato, as denúncias envolvem veículos em mau estado de conservação, motoristas sem alojamentos adequados e jornadas excessivas de trabalho para motoristas e monitores. Os apontamentos também destacam casos de profissionais que estariam atuando sem carteira assinada, o que contraria a legislação trabalhista e compromete a segurança operacional do serviço. 

O presidente do Sindimercosul, Plínio Fontela, afirmou que o sindicato buscou diversas instâncias para tratar do problema, mas, até o momento, não obteve retorno efetivo. “Nós fomos com a denúncia até a Secretaria de Educação (Semed) e falamos com a secretária Dirce Gracioso, mas nada foi feito.” destacou. 

A denúncia também foi formalizada no Ministério do Trabalho, que, segundo Plínio, irá marcar uma mediação entre o sindicato e as empresas envolvidas. “As condições para os trabalhadores são péssimas, existem motoristas atuando sem carteira assinada”, completou. 

O vereador Juca Gonçalves afirma que a denúncia foi encaminhada para a comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul. Ela presidida pelo vereador Egídio de Carvalho (PP). “Essa Comissão já está realizando fiscalização in loco na prestação de serviço do transporte escolar rural e agora também terá mais essa questão para análise e encaminhamentos”, completou o presidente do legislativo. 

Desconhecimento 

Procurada pelo CIDADE, a secretária de Educação, Dirce Gracioso, não atendeu ou retornou os contatos da redação. já o secretário de Comunicação, Jeffersom Almeida, disse que ela não iria se manifestar, por desconhecer a denúncia. “Verifiquei e o Sindimercosul não formalizou a denúncia com envio à Semed. Por conta disso, a Secretaria não pode se manifestar sobre o assunto antes do ato em si”, declarou. 


Legislativo analisa pedidos de aberturas de crédito Anterior

Legislativo analisa pedidos de aberturas de crédito

Vereador sugere instalação de placas com QR Code em patrimônio histórico Próximo

Vereador sugere instalação de placas com QR Code em patrimônio histórico

Deixe seu comentário