Cultura Afro-brasileira
Legislativo realiza sessão solene de homenagens
Helena Biasi/JC - Evento integrou o calendário oficial das festividades dedicadas ao reconhecimento das lutas
A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou, na noite de quarta-feira, 19/11, uma sessão solene em celebração à Semana Municipal da Cultura Afro-brasileira, instituída pela Lei nº 2.249/91. O evento integrou o calendário oficial das festividades dedicadas ao reconhecimento das lutas, contribuições e legado do povo negro no município e em todo o país.
Durante a solenidade, diversas personalidades foram homenageadas por suas atuações em prol da valorização da cultura afro-brasileira. Receberam distinções Diego Matos Noronha (Movimento Negro Unificado); Fábio Puget e Luis Carlos dos Santos Pinheiro (Lisca) (Afrobras); José Airton Naymar Barragana (Conselho Municipal do Povo de Terreiro); e Lauanny da Silva Jardim dos Santos (Aruanda – Sociedade Espiritualista de Umbanda de Uruguaiana). Também foram reconhecidos Miriam Brongar da Fontoura (Confubras) e Rogério de Moraes (Delegacia Afroconesul) por suas relevantes contribuições culturais, sociais e religiosas.
A cerimônia reafirmou o compromisso do Legislativo com o fortalecimento das políticas de igualdade racial, destacando a importância da preservação das tradições afro-brasileiras, do combate ao racismo e da promoção de ações que ampliem o respeito e a representatividade. A Semana da Cultura Afro-brasileira segue como um instrumento de memória, resistência e valorização das raízes que fundamentam a história e a identidade do município.
Instituída pela Lei nº 2.249/91, a Semana Municipal da Cultura Afro-brasileira busca reviver e celebrar as lutas, conquistas e impactos da população negra na formação da sociedade uruguaianense. A programação e a solenidade reafirmam a importância da memória, do respeito às tradições e do combate ao racismo, reforçando o significado do Dia da Consciência Negra, comemorado anualmente em 20 de novembro.
Deixe seu comentário