URUGUAIANA JN PREVISÃO

Manutenção

Município irá restaurar prédios históricos

Reprodução/Eduardo Rocha - Entre os imóveis a serem contemplados pela iniciativa estão o Centro Cultural, a Biblioteca Pública, Palácio Rio Branco e o Clube Comercial.

A Secretaria de Cultura de Uruguaiana está em fase avançada de negociação para a contratação de uma empresa especializada em restauro de patrimônio histórico material. A medida foi impulsionada por uma autuação do Ministério Público, em janeiro deste ano, que apontou riscos à segurança de pedestres devido ao estado de conservação de prédios tombados, localizados no centro da cidade. 

Segundo o secretário de Cultura, Lourival Araujo Gonçalves, o processo tramita atualmente na Central de Compras e Contratos da Prefeitura. A empresa escolhida já atua em importantes projetos no estado, como o restauro do Mercado Público de Porto Alegre, e possui ampla experiência na captação de recursos via leis de incentivo à cultura e emendas parlamentares. 

Entre os imóveis a serem contemplados pela iniciativa estão o Centro Cultural Pedro Marini; a Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, o Palácio Rio Branco, sede do Poder Executivo; o Clube Comercial; o antigo prédio da Exatoria, que atualmente abriga a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação; e a Casa de Cultura João Fagundes (antigo Museu Raul Pont). Também está prevista a inclusão do Museu do Rio Uruguai. 

Custo 

O diretor orçamentário da pasta, Leonardo Ávila, ressaltou que os projetos de restauro envolvem alto grau de complexidade e exigem mão de obra especializada. “Não é simplesmente lixar e pintar. São prédios centenários com afrescos e detalhes arquitetônicos únicos. A intervenção exige cuidado técnico e sensibilidade histórica”, explicou. 

Ainda segundo o diretor, embora a última reforma desses prédios não esteja documentada com precisão, a atual gestão vem consolidando uma política de preservação do patrimônio, dando continuidade a iniciativas já observadas no mandato anterior do ex-prefeito Ronnie Mello (PP). 

A parceria com a empresa em negociação prevê também a elaboração de projetos para captação de recursos nos âmbitos estadual e federal. “São obras caras e demoradas, por isso buscamos uma empresa que além da execução, saiba também onde e como buscar os recursos”, afirmou. 

Segundo o secretário chefe da Central de Comprar e Contratos, Elton Melo, o processo de contratação está em fase interna, sob a análise da Procuradoria do Município e Controle Interno. 

A expectativa da Secretaria é de que os primeiros projetos executivos possam ser elaborados ainda este ano. A ação representa um passo importante na valorização da memória arquitetônica de Uruguaiana, aliando segurança pública à preservação cultural. 


Município irá restaurar prédios históricos Anterior

Município irá restaurar prédios históricos

Amfro finaliza participação na Marcha dos Prefeitos em Brasília Próximo

Amfro finaliza participação na Marcha dos Prefeitos em Brasília

Deixe seu comentário