INSS volta a autorizar empréstimos mediante cadastramento biométrico
Manutenção
Município irá restaurar prédios históricos

Reprodução/Eduardo Rocha - Entre os imóveis a serem contemplados pela iniciativa estão o Centro Cultural, a Biblioteca Pública, Palácio Rio Branco e o Clube Comercial.
A Secretaria de Cultura de Uruguaiana está em fase avançada de negociação para a contratação de uma empresa especializada em restauro de patrimônio histórico material. A medida foi impulsionada por uma autuação do Ministério Público, em janeiro deste ano, que apontou riscos à segurança de pedestres devido ao estado de conservação de prédios tombados, localizados no centro da cidade.
Segundo o secretário de Cultura, Lourival Araujo Gonçalves, o processo tramita atualmente na Central de Compras e Contratos da Prefeitura. A empresa escolhida já atua em importantes projetos no estado, como o restauro do Mercado Público de Porto Alegre, e possui ampla experiência na captação de recursos via leis de incentivo à cultura e emendas parlamentares.
Entre os imóveis a serem contemplados pela iniciativa estão o Centro Cultural Pedro Marini; a Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, o Palácio Rio Branco, sede do Poder Executivo; o Clube Comercial; o antigo prédio da Exatoria, que atualmente abriga a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação; e a Casa de Cultura João Fagundes (antigo Museu Raul Pont). Também está prevista a inclusão do Museu do Rio Uruguai.
Custo
O diretor orçamentário da pasta, Leonardo Ávila, ressaltou que os projetos de restauro envolvem alto grau de complexidade e exigem mão de obra especializada. “Não é simplesmente lixar e pintar. São prédios centenários com afrescos e detalhes arquitetônicos únicos. A intervenção exige cuidado técnico e sensibilidade histórica”, explicou.
Ainda segundo o diretor, embora a última reforma desses prédios não esteja documentada com precisão, a atual gestão vem consolidando uma política de preservação do patrimônio, dando continuidade a iniciativas já observadas no mandato anterior do ex-prefeito Ronnie Mello (PP).
A parceria com a empresa em negociação prevê também a elaboração de projetos para captação de recursos nos âmbitos estadual e federal. “São obras caras e demoradas, por isso buscamos uma empresa que além da execução, saiba também onde e como buscar os recursos”, afirmou.
Segundo o secretário chefe da Central de Comprar e Contratos, Elton Melo, o processo de contratação está em fase interna, sob a análise da Procuradoria do Município e Controle Interno.
A expectativa da Secretaria é de que os primeiros projetos executivos possam ser elaborados ainda este ano. A ação representa um passo importante na valorização da memória arquitetônica de Uruguaiana, aliando segurança pública à preservação cultural.
Deixe seu comentário