URUGUAIANA JN PREVISÃO

MPRS

Alexandre Saltz é reconduzido ao comando do Ministério Público gaúcho

Vitor Rosa/Secom - A cerimônia de posse está marcada para o dia 6 de junho, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do MPRS, em Porto Alegre

O governador Eduardo Leite (PSD) confirmou, na tarde desta quarta-feira, 21/5, a recondução do uruguaianense Alexandre Saltz para o de procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul. Ele comandou o Ministério Público do Rio Grande do Sul no biênio 2023/2025 e começa agora seu segundo mandato, para o período 2025 a 2027. 

“Renovo minha confiança na capacidade de liderança do doutor Saltz, sempre guiada por uma atuação respeitosa e cooperativa entre os poderes. Desejo êxito na continuidade dessa função de grande importância para a população do nosso Estado”, declarou Leite. 

Saltz liderou a votação na eleição interna do Ministério Público Estadual (MPRS) para compor a lista tríplice, recebendo 516 votos, e seguirá no comando da instituição em seu segundo mandato, com término previsto para 2027. A cerimônia de posse está marcada para o dia 6 de junho, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do MPRS, em Porto Alegre. 

Natural de Uruguaiana, Alexandre Sikinowski Saltz é casado e tem dois filhos. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ingressou no MPRS em 1990, atuando inicialmente nas promotorias de Santiago e Uruguaiana. Já na capital, trabalhou nas Promotorias da Fazenda Pública e de Defesa do Meio Ambiente. 

Também foi promotor-assessor e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, além de ter ocupado as funções de secretário-geral do MP e diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional. 

O PGJ ainda desempenhou o papel de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, de forma substituta, e foi colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). No meio acadêmico, atuou como professor da PUCRS, no campus Uruguaiana, entre 1992 e 2005, e lecionou Direito Ambiental nos cursos da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Também foi coordenador do Escritório do MPRS em Brasília. 


Prazo para participação do PPA é estendido Anterior

Prazo para participação do PPA é estendido

Uruguaiana receberá R$1,5 milhão para construção de complexo esportivo Próximo

Uruguaiana receberá R$1,5 milhão para construção de complexo esportivo

Deixe seu comentário