URUGUAIANA JN PREVISÃO

Reconhecimento

AL homenageia ex-governador Olívio Dutra

Lauro Alves / ALRS - A iniciativa partiu da deputada federal Maria do Rosário (PT), em parceria com a Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS)

Na tarde desta segunda-feira, 19/5, o Salão Júlio de Castilhos foi cenário de uma cerimônia em homenagem ao ex-governador Olívio Dutra (PT), marcada pela entrega da Medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. A iniciativa partiu da deputada federal Maria do Rosário (PT), em parceria com a Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), responsável por sediar o evento.  

A solenidade reuniu importantes nomes da política, da cultura e da juventude, todos reunidos em torno da figura de Olívio Dutra, cuja atuação na política e nos movimentos sociais do Rio Grande do Sul, além de sua participação como deputado Constituinte em Brasília, transformaram a homenagem em uma manifestação de apoio à democracia brasileira. 

A honraria foi entregue ao ex-governador pelas mãos da deputada Maria do Rosário, e pelo presidente da ALRS, deputado Pepe Vargas (PT). Estiveram presentes ao lado do homenageado o atual líder da bancada do PT e ex-vice-governador Miguel Rossetto, o ex-governador Tarso Genro, o ex-deputado Raul Pont (PT), e o deputado federal Dionilson Marcon (PT). Também participaram o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes, e a subdefensora pública geral Aline Corrêa Lovato. 

A cerimônia contou com a exibição de um documentário sobre a trajetória de Olívio Dutra, abordando desde sua atuação na fundação do Partido dos Trabalhadores, passando por sua eleição como prefeito de Porto Alegre em 1989, sua participação na Assembleia Constituinte de 1987, o governo do estado do RS, e seu cargo como Ministro das Cidades no primeiro mandato do presidente Lula, em 2003.  

Em seguida, dois jovens realizaram uma apresentação destacando passagens marcantes de sua trajetória, desde a liderança sindical na greve dos bancários durante a ditadura militar até a construção do partido e sua luta por direitos sociais. 

As raízes missioneiras de Olívio Dutra foram lembradas com uma apresentação de Demétrio Xavier, do coletivo poético La Gringa, que também declamou versos de Carlos Drummond de Andrade. O próprio homenageado encerrou a parte artística da cerimônia citando Martín Fierro. 

Maria do Rosário ressaltou a relevância da medalha, considerada a mais alta distinção da Câmara Federal, e reforçou sua simbologia como um reconhecimento a quem ajudou a consolidar a democracia no Brasil.  

Destacou o compromisso de Olívio Dutra com a valorização do processo democrático como ferramenta de conquista de direitos pelo povo, trajetória que define sua atuação como gestor público. Também mencionou a professora Judite Dutra, companheira de longa data do ex-governador, e concluiu fazendo um apelo para que sua história sirva de exemplo àqueles que lutam por justiça social, lembrando que “a democracia não se negocia”. 

O presidente Pepe Vargas relembrou a atuação de Olívio no comando do Sindicato dos Bancários no final da década de 1970, movimento que foi um marco na luta contra a ditadura e abriu caminho para a retomada da democracia.  

Ressaltou também a importância da sua gestão como prefeito de Porto Alegre, na implementação do Orçamento Participativo, e sua contribuição para o fortalecimento da democracia participativa. “A trajetória de Olívio segue sendo inspiração para gerações de militantes que acreditam na construção de um mundo melhor”, afirmou. 

Em seu discurso, Olívio Dutra agradeceu pela homenagem e refletiu sobre sua jornada, destacando o papel do Rio Grande do Sul nas batalhas em defesa do estado democrático de direito. Relembrou sua atuação na Constituinte de 1988 e sua defesa por uma Constituinte Exclusiva, além das experiências nos cargos de prefeito da capital e governador.  

Destacou sua posição “à esquerda da história”, com base na luta por justiça, igualdade, fraternidade e pelo respeito à natureza. Alertou para os riscos das conquistas democráticas serem relativizadas ou até mesmo negadas, e defendeu o fortalecimento da democracia com a participação ativa da população. 


AL vota criação de programa para prevenção da automutilação e suicídio Anterior

AL vota criação de programa para prevenção da automutilação e suicídio

Prefeito Delgado cumpre agenda em Brasília Próximo

Prefeito Delgado cumpre agenda em Brasília

Deixe seu comentário