indicadores
Crimes de estelionato cresceram no mês de junho

Gabriela Barcellos/JC - Delegado alerta para aumento de crimes cometidos em grupos de venda online.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou os indicadores criminais referentes ao mês de junho. Os dados, que são monitorados mensalmente pela pasta, têm como objetivo orientar e balizar o planejamento das forças de segurança em todo o estado.
Em Uruguaiana, o destaque negativo ficou para o aumento nos casos de estelionato, que cresceram 10,42% em relação ao mesmo período do ano passado. Em junho de 2024, foram registradas 48 ocorrências de estelionato no município, este ano, o número subiu para 53.
Para o delegado da 2ª Delegacia de Polícia (2ªDP), Wellington Pinheiro, o cenário é preocupante, especialmente pela facilidade com que os golpes são aplicados. “O criminoso, muitas vezes, não tem um desgaste financeiro significativo. Ele precisa apenas de um celular e acesso à internet para aplicar o golpe”, explica Pinheiro.
De acordo com Ele, os golpes mais recorrentes em Uruguaiana são praticados por meio de redes sociais, especialmente em grupos de vendas e compras conhecidos como “Facebrick”. Nesses espaços, criminosos anunciam produtos, recebem o pagamento e não entregam a mercadoria, sumindo em seguida. “Na maioria dos casos, a vítima está desatenta ou vulnerável, buscando serviços que parecem vantajosos, mas acabam sendo uma armadilha.” detalha ele.
Pinheiro orienta que, ao perceber que foi vítima de estelionato, a pessoa deve registrar imediatamente um boletim de ocorrência e reunir o máximo de informações possíveis: número da conta para a qual foi feito o pagamento, mensagens trocadas, prints, nomes e dados dos supostos vendedores.
Outro indicador que chamou atenção foi o do tráfico de drogas, que registrou uma alta expressiva de 80,95%. Em junho de 2024, foram contabilizados 21 casos. No mesmo mês deste ano, o número saltou para 38 ocorrências.
Os homicídios dolosos também subiram, ainda que de forma pontual. Foi registrado um caso em junho do ano passado e dois neste ano.
Reduções
Apesar do aumento em alguns delitos, a cidade também apresentou redução em crimes patrimoniais importantes. O número de furtos caiu de 62 para 44 casos, uma redução de 29%. Já os roubos tiveram queda de 66%, passando de seis ocorrências em 2024 para duas neste ano.
Os crimes envolvendo armas e munições também tiveram recuo expressivo: foram oito registros no ano passado contra apenas um neste ano, uma redução de 87%.
O crime de abigeato (furto de gado), bastante comum em áreas rurais, também apresentou queda. Em junho de 2024, foram registrados sete casos. Em 2025, apenas dois, o que representa uma diminuição de 71%.
Deixe seu comentário