URUGUAIANA JN PREVISÃO

Proteção

Brigada intensifica ações da Patrulha Maria da Penha no Agosto Lilás

imagem ilustrativa.

- A mobilização marca os 19 anos da Lei Maria da Penha e ganha reforço com ações nacionais, como a campanha “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”. A cor lilás simboliza a luta histórica das mulheres por liberdade e igualdade. Denunciar salva vidas — e o apoio é coletivo.

Agosto é marcado por uma intensa mobilização nacional pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher. Batizada de Agosto Lilás, a campanha tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da denúncia e da prevenção à violência de gênero.  

O 1º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (1º BPAF), está intensificando durante todo o mês de agosto as ações de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. A mobilização integra a campanha Agosto Lilás e é conduzida pela Patrulha Maria da Penha, unidade especializada no atendimento e proteção de mulheres em situação de risco. 

Entre as principais ações previstas estão o reforço nas visitas periódicas às vítimas sob medida protetiva, atividades educativas em escolas e instituições, além de palestras e rodas de conversa com foco na prevenção e na orientação sobre os canais de denúncia. 

A atuação da Patrulha é marcada pelo acolhimento, escuta empática e sigilo, buscando oferecer segurança às mulheres que enfrentam situações de violência. A Brigada Militar destaca que a prevenção e o apoio às vítimas são compromissos permanentes da corporação, mas ganham ainda mais visibilidade e intensidade durante este mês. 

Denúncias podem ser feitas diretamente pelo telefone 190 ou via contato da Patrulha Maria da Penha: (55) 98411-7957, de forma gratuita e sigilosa. 

O que é o Agosto Lilás? 

O Agosto Lilás é uma campanha nacional de conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. Criada para marcar a promulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), a mobilização visa estimular a denúncia, ampliar o conhecimento da população sobre os direitos das mulheres e fortalecer os serviços de apoio às vítimas. 

A escolha do mês se dá porque em 7 de agosto, a Lei Maria da Penha completa 19 anos de existência em 2025. A norma é reconhecida internacionalmente como uma das mais eficazes legislações de combate à violência de gênero, estabelecendo medidas protetivas e ferramentas legais para garantir a integridade física, moral e psicológica das vítimas. Já a cor lilás simboliza a luta das mulheres por igualdade e liberdade, estando historicamente ligada aos movimentos feministas e à defesa dos direitos civis. 

Campanha Nacional 

Neste ano, o Governo Federal, junto ao Ministério das Mulheres, lançou a campanha “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”. A iniciativa reforça a importância do canal 180, serviço gratuito, sigiloso e disponível 24 horas para denúncias, acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência. Também é possível acionar o canal via WhatsApp: (61) 9610-0180. 

Além disso, será lançado neste mês o Painel de Dados da Central Ligue 180, com estatísticas detalhadas sobre os atendimentos realizados, oferecendo mais transparência e estratégias de ação baseadas em dados. A mensagem é clara: o silêncio pode ser fatal. Denunciar é o primeiro passo para romper o ciclo da violência e cada cidadão pode ser parte dessa rede de proteção. 

Homem é preso por agredir ex-companheira Anterior

Homem é preso por agredir ex-companheira

Estado sobe no ranking da segurança pública nacional Próximo

Estado sobe no ranking da segurança pública nacional

Deixe seu comentário