Vereador quer criar leitos para cuidados paliativos na Santa Casa
Inovação
Uruguaiana conquista medalha de bronze em competição nacional de robótica

Divulgação/José Francisco imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os alunos vencedores são da escola José Francisco.
No último final de semana, ocorreu a Robotics Experience, uma competição nacional de robótica que premiou Uruguaiana com uma medalha de bronze. No último sábado, 14/9, uma equipe de alunos da Escola José Francisco Pereira da Silva, se destacou na categoria Spike Prime, utilizando robôs da Lego para cumprir desafios.
A conquista do terceiro lugar foi resultado de um grande trabalho em equipe, onde os estudantes enfrentaram concorrentes de todo o Brasil. Os alunos que conquistaram o bronze foram Reinaldo Ferreira Alves, João Vitor Almerini Greco, Clayton Brasil da Rosa e Roberty Viana Alves, todos dos anos finais do ensino fundamental.
Durante a competição, os robôs realizaram simulações de missões de resgate, e a agilidade em completá-las no menor tempo possível foi crucial para a vitória. A delegação de Uruguaiana, composta por 20 alunos e nove professores, participou ativamente do evento, que já se consolidou como uma grande oportunidade educacional. Desde seu início em 2023, o programa de robótica já beneficiou 1.800 crianças e adolescentes em cinco escolas da rede municipal.
O coordenador do projeto, professor Felipe Carvalho, enfatiza que os resultados refletem a valorização da robótica na cidade e seu impacto positivo na vida dos jovens.
“A robótica é uma educação transformadora, promovendo inclusão social e digital. Desde que iniciamos o projeto, temos colhido sucessos significativos, incluindo premiações estaduais e nacionais. Nosso foco principal é o aprendizado dos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, organização e raciocínio lógico. Essa medalha é um reconhecimento do esforço conjunto de professores e alunos, todos provenientes de escolas públicas”, destaca Carvalho.
O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, também ressaltou a importância da robótica como investimento no futuro dos jovens do município, especialmente em uma era repleta de desafios e oportunidades.
A medalha conquistada marca a trajetória do município, que é pioneira na iniciativa de robótica educacional na Fronteira Oeste gaúcha.
Deixe seu comentário