Vereador quer criar leitos para cuidados paliativos na Santa Casa
HUP
Visita técnica analisou viabilidade de construção do hospital

Divulgação/Unipampa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A visita técnica ocorreu na última semana.
Na última semana, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizou uma visita as instalações da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O encontro ocorreu com o intuito de executar um estudo técnico preliminar em relação à criação do Hospital Universitário do Pampa (HUP). Além disso, os consultores da Ebserh visitaram o Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) para entender as necessidades em saúde do município.
A visita foi demandada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana e buscou gerar um relatório técnico para que o Ministério possa avaliar a viabilidade técnica da construção de um Hospital Federal vinculado a Unipampa, explicou a diretora do Campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia. "Uruguaiana tem potencial para tornar-se um polo de saúde regional, utilizando os cursos de saúde da Unipampa e a potencialização de um hospital federal. A universidade pode captar um hospital federal de 180 leitos que será mantido pela EBSERH e será cenário de prática para os acadêmicos da área da saúde da universidade", completou Cheila Stopiglia.
Um hospital desse porte necessita de um investimento médio de R$ 300 milhões para obra, equipamentos e mobiliário. O custo anual de manutenção gira em torno dos R$ 270 milhões, afirmou a Diretora do Campus Uruguaiana.
Os consultores do Ebserh que realizaram a visita na instituição, têm até quatro semanas para apresentarem o resultado do estudo técnico. Na sequência, o material será encaminhado para o Ministério da Educação.
De acordo com o reitor da Unipampa, Edward Pessano, a Ebserh esteve no município para conhecer as principais necessidades e demandas da Universidade e região. “Vai ser feito um relatório, que será apresentado ao presidente da Ebserh, Arthur Chioro. O presidente da Instituição, por sua vez, faz a manifestação para o ministro da Educação que, entendendo como uma demanda necessária, sinaliza à Presidência da República, possibilitando à Unipampa as condições de ter acesso ao financiamento por parte do Governo Federal”, finalizou o Reitor.
Deixe seu comentário