URUGUAIANA JN PREVISÃO

Inclusão

Instituto abre inscrições para projeto de astronomia para meninas

Ilustração. - O projeto Astrominas quer ampliar a presença de meninas na ciência.

Estão abertas as inscrições para o Astrominas, iniciativa promovida pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), com o propósito de despertar o interesse de meninas pela ciência, em especial pela astronomia. 

O programa é voltado para estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país, com idades entre 14 e 17 anos. As selecionadas terão acesso a uma formação introdutória em temas científicos, com atividades que também antecipam desafios que podem encontrar no ensino superior. 

As ações do projeto acontecem em formato remoto e são guiadas por mentoras apelidadas de “fadas madrinhas”, mulheres com sólida trajetória acadêmica, incluindo graduadas, mestras, doutoras e pós-doutoras, em sua maioria vinculadas à USP, mas também de outras instituições de ensino superior. 

Nesta edição, serão oferecidas inicialmente 400 vagas, número que poderá ser ampliado conforme a adesão de novas voluntárias. 

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Elysandra Cypriano, o objetivo central é encorajar a presença feminina nas ciências, enfrentando a desigualdade de gênero ainda presente no meio acadêmico. 

As inscrições devem ser feitas até 8 de junho, por meio de um formulário online. A programação será realizada entre os dias 17 de julho e 1º de agosto. Embora o conteúdo não seja transmitido ao vivo, as participantes precisam dedicar de três a quatro horas por dia para acompanhar as atividades propostas. Ao final, quem concluir todas as etapas obrigatórias receberá um certificado digital emitido pela USP. 

Instituto abre inscrições para projeto de astronomia para meninas Anterior

Instituto abre inscrições para projeto de astronomia para meninas

Comitiva do CPERS Uruguaiana participou de mobilização em Porto Alegre Próximo

Comitiva do CPERS Uruguaiana participou de mobilização em Porto Alegre

Deixe seu comentário