Uruguaiana é principal porta de entrada de turistas no estado
Inclusão
Instituto abre inscrições para projeto de astronomia para meninas

Ilustração. - O projeto Astrominas quer ampliar a presença de meninas na ciência.
Estão abertas as inscrições para o Astrominas, iniciativa promovida pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), com o propósito de despertar o interesse de meninas pela ciência, em especial pela astronomia.
O programa é voltado para estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país, com idades entre 14 e 17 anos. As selecionadas terão acesso a uma formação introdutória em temas científicos, com atividades que também antecipam desafios que podem encontrar no ensino superior.
As ações do projeto acontecem em formato remoto e são guiadas por mentoras apelidadas de “fadas madrinhas”, mulheres com sólida trajetória acadêmica, incluindo graduadas, mestras, doutoras e pós-doutoras, em sua maioria vinculadas à USP, mas também de outras instituições de ensino superior.
Nesta edição, serão oferecidas inicialmente 400 vagas, número que poderá ser ampliado conforme a adesão de novas voluntárias.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Elysandra Cypriano, o objetivo central é encorajar a presença feminina nas ciências, enfrentando a desigualdade de gênero ainda presente no meio acadêmico.
As inscrições devem ser feitas até 8 de junho, por meio de um formulário online. A programação será realizada entre os dias 17 de julho e 1º de agosto. Embora o conteúdo não seja transmitido ao vivo, as participantes precisam dedicar de três a quatro horas por dia para acompanhar as atividades propostas. Ao final, quem concluir todas as etapas obrigatórias receberá um certificado digital emitido pela USP.
Deixe seu comentário