EMOCIONANTE
Escola Rondon têm ex-aluno como intérprete de libras
Divulgação/10ª CRE imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Leonardo Tonieto foi admitido na última quarta-feira.
O novo professor, que é surdo, traz uma história emocionante: ele foi estudante do educandário onde lecionará
Nesta quarta-feira, 21/8, a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), realizou uma cerimônia de admissão de Leonardo Tonieto, novo intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), da Escola Estadual Mal. Cândido Rondon.
Leonardo Tonieto é formado em Letras Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).
O novo professor, que é surdo, traz uma história emocionante: ele foi estudante do educandário onde lecionará, além de ter passagem pelo Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls. Leonardo Tonieto atuará como intérprete de Libras exclusivo para sala de aula, onde irá acompanhar uma aluna surda do 7º ano. O professor atuará durante 20h semanais, no turno da tarde, e iniciará suas atividades na Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, período que vai de 21 a 28 de agosto.
De acordo com Lidia Rodrigues, assessora pedagógica de inclusão da 10ª CRE, a escola Rondon é uma referência em educação especial, pois, antigamente existiam classes especiais de surdos e de deficiência intelectual. "Quando foram cessadas as classes especiais, os alunos foram inseridos nas classes comuns para a inclusão. Desde então, as turmas que possuem alunos surdos, o estado disponibiliza o intérprete de libras para o apoio e mediação da comunicação entre o aluno surdo com os colegas, professores, equipe diretiva, funcionários e comunidade escolar", explicou Lidia Rodrigues.
O novo intérprete foi selecionado através de um processo seletivo, em que ficou em 7º lugar na classificação geral. Os outros seis candidatos não confirmaram concorrer a vaga pois já atuam, então Leonardo Tonieto confirmou e ficou como o melhor classificado, finalizou Lidia Rodrigues.
Deixe seu comentário