Qualidade uruguaia entra em pista no Freio de Ouro

Já tradicional no cenário do Freio de Ouro, o Uruguai está recebendo entre desde quinta-feira, 26/4, e até domingo, 29/4, sua classificatória para a modalidade da raça Crioula. O evento, promovido pela Sociedad de Criadores de Caballos Criollos del Uruguay, ocorrerá no Parque de Exposições do Prado, em Montevidéu, e integra a programação da Expo Otoño Equinos 2018, décima quarta Festa do Cavalo no Prado. O ciclo do Freio de Ouro é realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)
O julgamento dos animais ficará por conta de Cláudio Neto de Azevedo, Rouget Gigena Wrege e Mateus Gularte Silveira. Azevedo, que já participou de eventos no Uruguai como técnico e jurado de credenciadoras, salienta o trabalho de formação realizado no país para a competição. "Eles fazem uma prova que reúne ginetes profissionais e amadores, e esta prova também tem alavancado novos ginetes e com isso eles vem plantando essa semente e aumentando o número de concorrentes nas credenciadoras e classificatórias do Freio de Ouro", salienta.
O Uruguai nos últimos anos abriu as portas as portas para a genética e a mão-de-obra do Brasil, com isso evoluindo de forma rápida e se consolidando no cenário do Freio de Ouro, com animais premiados e participação na final. Além disso, animais de criatórios brasileiros participam da seletiva uruguaia, o que aumenta a competitividade, mas também serve para a troca de experiências. "Ginetes uruguaios estão fazendo estágio no Brasil e os brasileiros estão indo dar assessoria técnica no Uruguai, o que vem melhorando essa qualidade técnica no país. Noto uma ascendência muito grande no Freio de Ouro e tenho certeza que este ano teremos muitos ginetes novos na final", ressalta Azevedo.¶
Ontem, 26/4, o evento contou com a prova de Morfologia. Hoje., 28/4, a programação inclui: And/Fig/VSP e Esb (8h); Mangueira 1ª Fase (14h); e Campo 1ª Fase (16h). A fase final acontece amanhã, a partir das 9h.
Deixe seu comentário