URUGUAIANA JN PREVISÃO

10/9

Inscrições para o 2º Festival Cinema Negro em Ação encerram amanhã

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O período de inscrições para a segunda edição do Festival Cinema Negro em Ação encerra nesta sexta-feira, 10/9. O festival acontece de 20 a 27 de novembro, integrado às comemorações do Cinquentenário do 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. O regulamento completo e o formulário de inscrição online e gratuita estão disponíveis no site da Sedac. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine).

Uma das novidades em relação à primeira edição, realizada em 2020, é o Prêmio Oliveira Silveira, que vai destinar R$ 2 mil ao filme vencedor na escolha do júri popular. "É a única premiação do festival que leva nome de uma personalidade. É uma homenagem ao poeta, pesquisador e militante negro responsável pela mobilização que definiu a criação do Dia da Consciência Negra", comenta a cineasta Camila de Moraes, idealizadora e curadora do festival.

O 2º Festival Cinema Negro em Ação recebe inscrições nas categorias videoclipe (até 10 minutos), videoarte (até 10 minutos), curta-metragem (até 30 minutos) e longa-metragem (de 30 a 120 minutos). Também é possível inscrever projetos em desenvolvimento de séries e longas-metragens para participar do Encontro Mercado & Conteúdos. O evento paralelo ao festival vai selecionar 10 propostas que serão apresentadas a players convidados em rodadas de negócios e pitchings.

As produções selecionadas ao 2º Festival Cinema Negro em Ação serão conhecidas até o dia 15 de outubro. O formato híbrido da mostra, entre os dias 20 e 27 de novembro, inclui as exibições dos filmes concorrentes na grade de programação da TVE-RS, na Cinemateca Paulo Amorim - também instituição da Sedac -, e na plataforma #CulturaemCasa, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O Festival Cinema Negro em Ação nasceu grande no ano passado, recebendo mais de trezentas inscrições de produtores de todas as regiões do Brasil e de países como Cabo Verde e Portugal. Considerado um marco nas políticas afirmativas das instituições da Sedac e do próprio cinema gaúcho, a realização aposta no audiovisual como alternativa de desenvolvimento econômico e social, incrementando um setor da economia com grande potencial de expansão. Em sua segunda edição, o Festival Cinema Negro em Ação dá continuidade a uma série de ações paralelas voltadas à capacitação, ao fomento e à formação de profissionais da cadeia produtiva do audiovisual.


Premiação acontecerá sem público e sem transmissão pela TV Anterior

Premiação acontecerá sem público e sem transmissão pela TV

Val Kilmer fala pela primeira vez em quatro anos Próximo

Val Kilmer fala pela primeira vez em quatro anos

Deixe seu comentário