URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cerimônia

Retomada de Uruguaiana é relembrada em ato cívico-militar

Na manhã de quarta-feira, 18/9, os 158 anos da Retomada de Uruguaiana na Guerra do Paraguai foi lembrado. A solenidade aconteceu frente ao Obelisco, no cruzamento da Avenida Presidente Vargas com Rua Flores da Cunha.  

A cerimônia contou com a presença do prefeito Ronnie Mello (PP), do general do Exército Brasileiro Rovian Janjar e do presidente da Câmara de Vereadores Joalcei ‘Juca’ Gonçalves (PP). Representantes do exército argentino e uruguaio também participaram da atividade.  Durante a cerimônia o Prefeito e o General conduziram uma coroa de flores até o Obelisco em homenagem aos heróis.  

O professor de história Pedro Duarte, patrono da Feira do Livro 2023, falou sobre a retomada de Uruguaiana e evidenciou a importância do ato histórico. Já o general Janjar ressaltou que o 18 de setembro também marca o Dia da Família Militar, citando a história da matriarca da Família Fonseca, dona Rosa, que perdeu três filhos em duas guerras diferentes. Dona Rosa Maria da Fonseca foi um expoente em seu tempo e seus ensinamentos de patriotismo e abnegação consagraram-na como Patrono da Família Militar do Exército Brasileiro. 

Na sequência foi realizado a encenação da Retomada de Uruguaiana com a apresentação da banda do Exército e dos cavalarianos. A Comissão Organizadora dos Festejos da Semana Farroupilha foi representada pelo seu presidente Henrique Malmann.  

O ato ocorre anualmente para lembrar o feito, reunindo as forças militares do Brasil, Argentina e Uruguai, que após sítio de 44 dias, retomou Uruguaiana das tropas paraguaias sob o comando de Solano Lopez, em 18 de setembro de 1865. 

Sedac prorroga prazo para inscrições nos editais da Lei Paulo Gustavo Anterior

Sedac prorroga prazo para inscrições nos editais da Lei Paulo Gustavo

Centenário de morte do poeta Alceu Wamosy é marcado por homenagens Próximo

Centenário de morte do poeta Alceu Wamosy é marcado por homenagens

Deixe seu comentário