Cerimônia
Retomada de Uruguaiana é relembrada em ato cívico-militar
Na manhã de quarta-feira, 18/9, os 158 anos da Retomada de Uruguaiana na Guerra do Paraguai foi lembrado. A solenidade aconteceu frente ao Obelisco, no cruzamento da Avenida Presidente Vargas com Rua Flores da Cunha.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Ronnie Mello (PP), do general do Exército Brasileiro Rovian Janjar e do presidente da Câmara de Vereadores Joalcei ‘Juca’ Gonçalves (PP). Representantes do exército argentino e uruguaio também participaram da atividade. Durante a cerimônia o Prefeito e o General conduziram uma coroa de flores até o Obelisco em homenagem aos heróis.
O professor de história Pedro Duarte, patrono da Feira do Livro 2023, falou sobre a retomada de Uruguaiana e evidenciou a importância do ato histórico. Já o general Janjar ressaltou que o 18 de setembro também marca o Dia da Família Militar, citando a história da matriarca da Família Fonseca, dona Rosa, que perdeu três filhos em duas guerras diferentes. Dona Rosa Maria da Fonseca foi um expoente em seu tempo e seus ensinamentos de patriotismo e abnegação consagraram-na como Patrono da Família Militar do Exército Brasileiro.
Na sequência foi realizado a encenação da Retomada de Uruguaiana com a apresentação da banda do Exército e dos cavalarianos. A Comissão Organizadora dos Festejos da Semana Farroupilha foi representada pelo seu presidente Henrique Malmann.
O ato ocorre anualmente para lembrar o feito, reunindo as forças militares do Brasil, Argentina e Uruguai, que após sítio de 44 dias, retomou Uruguaiana das tropas paraguaias sob o comando de Solano Lopez, em 18 de setembro de 1865.
Deixe seu comentário