URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Junior

Luiz Machado Stabile

Creio que, nas últimas décadas, poucas pessoas tiveram uma participação tão intensa em nossa comunidade quanto o ilustre uruguaianense Luiz Machado Stabile, que faleceu no sábado, dia 02/09/2023, em Uruguaiana, aos 92 anos de idade. O professor, advogado, poeta, ex-vereador, jornalista, orador, radialista, trovador, escritor e membro da Igreja Metodista, nasceu no dia 07 de julho de 1931, sendo filho de João Baptista Stabile e Emília Machado Stabile. Teve um irmão, João Carlos, já falecido. Desde cedo, o jovem Stabile esteve ligado ao Colégio União, onde foi aluno, funcionário, professor e diretor, inclusive durante o ano do Centenário da escola, em 1970. O unionita Stabile foi vereador por 12 anos, em dois mandatos de 6 anos, entre 1977/1988 pelo MDB e PMDB; lecionou na Pontifícia Universidade Católica – PUC/Campus Uruguaiana, nas disciplinas de Linguagem Jurídica e Direito Internacional;  na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIUR); e na Universidade do Adulto Maior, no Colégio Metodista União.

Atuou no tradicionalismo e no nativismo, por meio do Centro de Tradições Gaúchas - CTG Sinuelo do Pago, onde foi Patrão, e na Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, onde foi coordenador e presidente do festival. Também, foi narrador dos desfiles estudantis na Semana da Pátria, principalmente no interior do município; e nos festejos farroupilhas, em 20 de Setembro. Stabile foi apresentador, por muitos anos, do programa de produção independente Nossa Terra, Nossa Gente, aos sábados à tarde na Rádio Charrua; e, desde a década de 50, teve ativa participação como convidado especial em programas radiofônicos voltados à cultura gaúcha, ao ensino e dúvidas sobre a língua portuguesa ou, em jornadas esportivas, como comentarista.

Além disso, era profundo conhecedor do Latim, antiga língua indo-europeia do ramo itálico, originalmente falada no Lácio, a região em volta da cidade de Roma, embora hoje considerada uma língua morta, ou seja, que não mais possui falantes nativos, ele ainda é empregado pela Igreja Católica para fins rituais e burocráticos, sendo a língua oficial do Vaticano e do Rito Romano da Igreja Católica. Luiz Stabile foi presidente da OAB/Uruguaiana e, em 2018, foi agraciado pela Ordem dos Advogados do Brasil Secção Rio Grande do Sul, com a Comenda Oswaldo Vergara, maior distinção concedida aos advogados gaúchos. Ainda, foi presidente do Diretório Municipal do PMDB, líder no núcleo local da Liga de Defesa Nacional, Patrono da 21ª. Feira Internacional do Livro de Uruguaiana em 1995, e jurado em inúmeros concursos de redação, poesias, trovas e festivais.

Em 22 de maio de 2014, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, o professor Luiz Machado Stabile recebeu a mais alta Condecoração do Poder Executivo Municipal: a Medalha de Mérito, pelos relevantes serviços prestados na área educacional, social, política, cultural e comunitária no município de Uruguaiana. Tive a feliz oportunidade de propor esta honraria ao então prefeito Luiz Augusto Schneider; e de saudá-lo na entrega da referida distinção, enquanto secretário municipal de Cultura.  Stabile deixa a esposa, Gelci Marin e dois filhos: Silas e Samuel; e uma legião de ex-alunos e amigos que o admiravam. Com sua partida, perco um sempre professor e amigo, de longas conversas aos sábados de manhã no Supermercado Rispoli, e a cidade perde uma de suas referências em educação, cidadania e cultura, uma preciosa fonte de consulta, de privilegiada memória. Reitero meus sentimentos aos familiares e que o eminente Professor e Mestre descanse no reino e na paz de Deus.  

Outra minirreforma eleitoral Anterior

Outra minirreforma eleitoral

Um sábio francês nas Américas Próximo

Um sábio francês nas Américas

Deixe seu comentário