Ricardo Peró
Luzes & Sombras
Luzes & Sombras
Prejudicando produtores
Como se não bastasse a atuação pífia do governo federal frente às enchentes no RS, causou estranheza no meio rural a medida provisória baixada pela presidência da República autorizando a importação de arroz. Segundo a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul, órgão que representa mais de 6 mil produtores do Estado, inexiste o risco de desabastecimento, tendo em vista que os produtores locais já colheram em torno de 85% da safra prevista para este ano. A compra, de um milhão de toneladas, ficou a cargo da Conab, dirigida por Edgar Pretto, ligado ao MST.
Tudo pelo Estado
Guardem estes nomes. Estes foram os deputados gaúchos que ajudaram a derrubar uma emenda que anistiava as parcelas da dívida do RS nos próximos 36 meses: Afonso Motta (PDT), Bohn Gass (PT), Denise Pessôa (PT), Lindenmeyer (PT), Marcon (PT), Maria do Rosário (PT) e Reginete Bispo (PT). No Senado, projeto de emenda do senador Mourão, perdeu por três votos.
Globetrotters
Apesar da morosidade no andamento de processos naquela Corte, as agendas internacionais dos ministros de STF, diferentemente das finanças do país, vão de “vento em popa”. Entre os meses de junho de 2023 e maio deste 2004, os magistrados estiveram em 22 agendas internacionais, em seminários pagos pela iniciativa privada e encontros em universidades. Alguns dos patrocinadores são réus no mesmo tribunal. Aliás, o ministro do STF, Alexandre de Moraes havia confirmado sua participação em mais um evento em Nova Iorque esta semana, mas desistiu, segundo informações, por temer um pedido de cancelamento de seu visto a pedido de uma deputada americana.
Sem conflito de interesse
O Estadão apurou que ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, vem recebendo na sede da Controladoria representantes de empresas atendidas pelo seu escritório de advocacia. Carvalho, que se diz afastado da banca jurídica desde que assumiu o cargo no governo “Lula”, segue constando no quadro societário da VMCA Advogados, agora sob a responsabilidade sua namorada e sócia, advogada Marcela Mattiuzzo. O ministro alega que as seis visitas foram institucionais e que não há qualquer conflito de interesse nesse tipo de encontro.
É campeão
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, certamente é o campeão no quesito “declarações absurdas” deste atual governo, o que já lhe confere uma “expertise” inquestionável no assunto. Sua última declaração foi a de que é o MST que põe comida na mesa do brasileiro, e não o agronegócio. Marinho parece não saber que o agro nacional alimenta mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo.
Turismo oficial
Segundo o Portal da Transparência, o governo já gastou mais de R$352,3 milhões em viagens de servidores e terceirizados nestes primeiros quatro meses de 2014. Só em “giras” internacionais, foram mais de R$ 50 milhões.
Deixe seu comentário