URUGUAIANA JN PREVISÃO

Emergência

Uruguaiana enfrenta alta de hospitalizações por doenças respiratórias

- Recursos do Estado serão usados para ampliar atendimento na UPA Zilda Arns, em Uruguaiana

imagem ilustrativa

O governador do Rio Grande do Sul assinou, na última segunda-feira, 19/05, o decreto de estado de emergência em Saúde Pública, diante do aumento significativo dos casos e internações por doenças respiratórias, como síndromes gripais e síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Esse crescimento também é percebido em Uruguaiana.

Dados do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica (NHVE) do Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) indicam aumento nas internações por SRAG em 2025, em comparação com o mesmo período dos anos anteriores. Nas 19ª e 20ª semanas epidemiológicas deste ano, foram registradas 10 internações em cada uma. Já na 21ª semana, foram duas. Em 2024, os números foram de quatro casos em cada uma das três semanas. Em 2023, os registros foram maiores: 12 (semana 19), 18 (semana 20) e 15 (semana 21).

Atualmente, nove pessoas seguem internadas por Síndrome Gripal no HSCU.

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zilda Arns registrou, somente em maio, 821 atendimentos relacionados a síndromes gripais. Desses, 127 foram confirmados como Influenza A e 27 como Influenza B. No Hospital Santa Casa da cidade, nove pacientes estão internados com Influenza A H1N1, sendo um deles em tratamento intensivo.

Para enfrentar esse cenário, Uruguaiana deve receber R$ 70 mil do Governo do Estado, destinados à melhoria da infraestrutura e à ampliação do atendimento da UPA. A ação integra o Programa Inverno Gaúcho com Saúde, criado para fortalecer a atenção primária e os serviços de pronto atendimento durante o período de maior incidência dessas doenças.

A mobilização estadual busca amenizar o impacto da alta demanda nos serviços de saúde locais e reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce na cidade.


Uruguaiana enfrenta alta de hospitalizações por doenças respiratórias Anterior

Uruguaiana enfrenta alta de hospitalizações por doenças respiratórias

Município aplicou mais de 17 mil vacinas contra a Influenza Próximo

Município aplicou mais de 17 mil vacinas contra a Influenza

Deixe seu comentário