Sancionado incentivo fiscal a exportações por micro e pequenas empresas
Setembro Amarelo
Exército promove palestra sobre suicídio e valorização da vida

Nesta quarta-feira, 4/10, o Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa sediou a palestra com “Como valorizar a vida nos dias de hoje”, ministrada pela psicóloga Patricia de Almeida Maretti. O evento foi realizado pela 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada “Brigada Charrua” e o Projeto Costurinha, com o apoio da Prefeitura de Uruguaiana.
A palestra teve como objetivo sensibilizar e desmistificar o tema da prevenção do suicídio, voltado principalmente para a valorização da vida e o que realmente importa. Patrícia possui experiência com palestras dentro da temática do Setembro Amarelo em empresas e órgãos governamentais.
A ação fez parte das ações do Setembro Amarelo, uma campanha mundial de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito desta realidade. Durante a palestra, a psicóloga comentou sobre diversos assuntos relacionados ao suicídio, como mitos, fatores de risco, fatores de proteção, sinais e formas de ajuda.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2023, houve 16.262 registros de suicídio no Brasil no ano de 2022. Dessa forma, o país teve oito suicídios por 100 mil habitantes, uma elevação de 11,8% em relação a 2021, que registrou 7,2 homicídios por 100 mil habitantes. A grande preocupação é que os índices de suicídio seguem uma tendência de crescimento desde 2010.
Números da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, indicaram uma elevação de 43% no país de 2010 a 2019, passando de 9.454 casos de suicídio para 13.523. A pesquisa mostrou que todas as regiões do Brasil tiveram aumento das taxas, porém o crescimento foi maior no Sul e no Centro-Oeste.
Deixe seu comentário