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MPRS promove campanha sobre crimes virtuais

Divulgação - Uma em cada três adolescentes já sofreu violência sexual na internet.

Diante do crescimento expressivo de denúncias relacionadas à exposição indevida de crianças e adolescentes no ambiente virtual (atualmente o quinto tipo de ocorrência mais registrado no Disque 100, conforme dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania) o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) intensifica suas ações de conscientização sobre o tema. 

Por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude (CAOEIJ), a instituição está promovendo novamente a campanha “Quando uma imagem vira pesadelo”, que visa prevenir situações de risco no meio digital. 

A ação integra o programa MP ON, iniciativa que tem como objetivo disseminar a educação digital e oferecer conteúdo informativos e orientadores para famílias, responsáveis, crianças e adolescentes. A produção dos vídeos contou com a colaboração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), trazendo ainda mais qualidade e impacto à mensagem. 

A necessidade de reforçar esse alerta se justifica por dados preocupantes: segundo levantamento da organização ChildFund Brasil, cerca de um terço dos adolescentes brasileiros já sofreu algum tipo de violência sexual online. Além disso, os jovens passam, em média, quatro horas diárias conectados à internet, seja em conversas, jogos ou redes sociais, principalmente através de smartphones. 

Os vídeos da campanha apresentam relatos baseados em casos reais. Em um dos episódios, uma adolescente é manipulada por um aliciador virtual, situação conhecida como grooming, e acaba compartilhando imagens íntimas. O enredo revela o sofrimento emocional e a sensação de medo de que marcam essas vivências. A protagonista desperta aliviada ao perceber que ainda pode buscar ajuda e proteção. 

Outro vídeo aborda o compartilhamento não consentido de imagens íntimas: um jovem divulga fotos da namorada e, ao chegar à escola, enfrenta o julgamento e a rejeição dos colegas, um forte alerta sobre as repercussões sociais e psicológicas dessa prática. 

Com linguagem acessível e sensível, a campanha busca conscientizar o público juvenil sobre os perigos da superexposição online e incentivar o diálogo entre pais e filhos sobre o uso seguro e responsável da internet. 

O primeiro vídeo da campanha já está disponível no perfil oficial do Ministério Público no Instagram, ampliando o alcance da iniciativa e promovendo a reflexão sobre segurança digital. 


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