URUGUAIANA JN PREVISÃO

Aviação

Rubem Berta fortalece segurança com nova aprovação da Anac

Divulgação//Motiva - Atualização prepara o aeroporto para crescer em voos e cargas.

O Aeroporto Internacional Rubem Berta, acaba de conquistar mais um passo importante para garantir operações mais seguras. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a Revisão 03 do Programa de Segurança Aeroportuária (PSA), documento que orienta os procedimentos de proteção do terminal e o alinha às exigências do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 107. 

Com a atualização, o aeroporto passa a adotar práticas mais modernas de controle de acesso, fiscalização de bagagens e cargas, vigilância de áreas restritas e resposta a situações de emergência. Na prática, o conjunto de medidas amplia a capacidade de prevenir riscos e de agir de forma rápida diante de eventuais incidentes. 

O regulamento 107 reúne normas que visam resguardar aeroportos de ameaças e interferências ilegais. Entre os pontos previstos, estão o monitoramento constante das operações, a manutenção preventiva da infraestrutura e a capacitação das equipes.  

Para os passageiros, isso representa inspeções mais ágeis e seguras, enquanto áreas estratégicas, como pátios e salas de embarque, passam a contar com fiscalização intensiva. 

A revisão do PSA traz benefícios também no âmbito econômico, já que aumenta a confiança de companhias aéreas e parceiros logísticos, fortalecendo a infraestrutura para receber maior fluxo de voos e transporte de cargas. Esse avanço é considerado fundamental para o desenvolvimento da região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. 

Segundo o gerente do aeroporto, Wesley Puygcerver, a conquista marca um momento de preparação para o crescimento. “A atualização reforça nosso compromisso com a segurança e a eficiência. Demonstra que estamos prontos para ampliar a malha aérea, expandir a movimentação de cargas e oferecer à região um terminal confiável e estruturado para novos desafios”, afirmou. 

Sobre o Aeroporto  

Atualmente, a Azul Linhas Aéreas é a única companhia em operação no terminal, oferecendo voos diretos entre Uruguaiana (URG) e Porto Alegre (Poa). Para alcançar outros destinos, os passageiros precisam realizar conexões, geralmente pela capital gaúcha.   

A partir de Porto Alegre, é possível seguir para importantes cidades brasileiras, como São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro (Galeão) e Recife. Também há conexões regionais dentro do Rio Grande do Sul, incluindo Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo e Uruguaiana.  

O terminal passou por um amplo processo de modernização no último ano. Com investimentos que ultrapassaram R$40 milhões, as obras tiveram início em julho de 2023 e resultaram em melhorias estruturais significativas.   

A área construída foi ampliada de 900 m² para 2.100 m², praticamente dobrando a capacidade de atendimento aos passageiros. A intervenção trouxe mais conforto, eficiência e melhor estrutura para atender tanto viajantes quanto companhias aéreas. 

Uruguaiana segue com programação na Expointer 2025 Anterior

Uruguaiana segue com programação na Expointer 2025

Lafron participa de encontro nacional de saúde em Brasília Próximo

Lafron participa de encontro nacional de saúde em Brasília

Deixe seu comentário