URUGUAIANA JN PREVISÃO

Queimadas

Pneumologista alerta sobre cuidados com a saúde

Camila Dalla Vecchia/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Uruguaiana sofreu com a fumaça das queimadas.

Desde o início desta semana, inúmeros municípios do Rio Grande do Sul registraram dias cinzentos e com fumaça, vindas de outras regiões por conta da alta incidência de incêndios no Brasil. Aliado ao tempo seco e as altas temperaturas, a qualidade do ar no estado ficou comprometida. 

De acordo com informações do Governo do Estado, a piora na qualidade do ar ocasionada pelas queimadas é agravada pela atual presença de vento norte na Região Metropolitana, pela massa de ar quente, seco e estável, somadas à ausência de chuvas, dificultando a dispersão dos poluentes. 

De acordo com o pneumologista Claudio Crespo, os casos de problemas respiratórios em Uruguaiana aumentaram consideravelmente nos últimos dias. “Tivemos bastante casos alérgicos e sintomas respiratórios, principalmente entre crianças e idosos”, explica. 

As pessoas com problemas crônicos como asma, rinite e bronquite, que estão em tratamento, se apresentarem alguma piora ou aumento as queixas de mal-estar, devem procurar atendimento médico, explica o Pneumologista. “A Sociedade Brasileira de Pneumologia recomenda para crianças, gestantes, idosos e pessoas com problemas respiratórios, que, enquanto estiver essa fumaça no município, a casa deve ficar fechada e, ao sair para a rua, fazer o uso da máscara”, explicou Claudio Crespo. 

De acordo com o Pneumologista, mesmo com as chuvas, os cuidados devem continuar, pelo menos até a fumaça não estar mais aparente. 

O Governo do Estado publicou um alerta sobre como se proteger da fumaça das queimadas, confira: 

Se tiver sintomas respiratórios, procure atendimento médico; beba mais água; evite atividades ao ar livre e mantenha portas e janelas fechadas; redobre o cuidado com crianças, idosos e gestantes; o uso de máscara pode ajudar na proteção contra a fumaça em ambientes externos. 

Chuva preta 

O Rio Grande do Sul teve um alerta sobre 'chuva preta' nos últimos dias. O fenômeno é resultado da interação do material particulado, proveniente da fumaça presente no ambiente, com o vapor de água da atmosfera, que altera as propriedades das nuvens. Esse fenômeno gera a precipitação de chuva com coloração escura, que pode apresentar contaminantes nocivos à saúde humana, tornando-a imprópria para consumo humano. 


Setor de Saúde Mental realiza ações nas escolas Anterior

Setor de Saúde Mental realiza ações nas escolas

Simers recebeu R$ 5,7 milhões em contratos secretos Próximo

Simers recebeu R$ 5,7 milhões em contratos secretos

Deixe seu comentário