URUGUAIANA JN PREVISÃO

Novo Papa

Começou o conclave e segundo dia traz grandes expectativa

Reuters - A Casa Santa Marta tem 128 quartos. No dia 7 de maio, ela foi ocupada pelos cardeais que participam do conclave para eleger o próximo papa.

A tão aguardada fumaça preta — sinal de que o novo papa ainda não foi escolhido — só apareceu às 16h (horário de Brasília) dessa quarta-feira, 7/6, com um atraso de uma hora e 50 minutos em relação ao horário previsto pelo Vaticano. Em conclaves anteriores, como os de 2005 e 2013, o sinal surgiu menos de uma hora após o início da votação. Para que o novo pontífice fosse eleito logo no primeiro dia, seriam necessários 89 votos dos 133 cardeais presentes — número que não foi alcançado. 

Com isso, novas rodadas de votação acontecerão nesta quinta-feira, 8/7. Vale destacar que o conclave pode ter até quatro votações por dia, com a expectativa de fumaça branca caso o novo papa seja definido, ou novamente fumaça preta se ainda não houver consenso. Caso a escolha não ocorra após três dias, o processo prevê uma pausa de 24 horas para orações.  

É importante mencionar: este segundo dia de conclave será acompanhado com atenção, especialmente porque as últimas duas eleições — de Francisco, em 2013, e de Bento XVI, em 2005 — duraram apenas dois dias. 

Apesar da agilidade das votações recentes, a história da Igreja registra casos de eleições que duraram semanas ou até anos. Desta vez, 133 cardeais participam do processo, sendo sete deles brasileiros. Para a eleição, é necessário que um nome alcance dois terços dos votos. Se após 34 rodadas não houver definição, os dois mais votados entram em uma espécie de segundo turno, ainda exigindo a mesma proporção para a vitória. 

Frei Dom Cleonir Dalbosco, bispo da Diocese de Bagé, comentou o clima do início do conclave: “O sentimento que temos neste momento é de comunhão e oração. Acreditamos que esse é o momento de Deus, que abençoará a nossa Igreja com um digno pastor”. Para ele, a escolha do novo papa vai acontecer neste segundo dia de conclave ou no terceiro. "Vamos rezar para que o Espírito Santo ilumine os cardeais”, afirmou. 

Dom Cleonir também destacou a importância da oração dos fiéis durante esses dias decisivos para o futuro da Igreja Católica. “Todos os cristãos católicos são convidados a estar em sintonia através das orações. Devemos rezar pelo futuro da nossa Igreja, para que seja sempre fiel à sua Pedra Principal, Jesus Cristo”. Para ontem, no final da tarde, estava prevista uma missa na Catedral de São Sebastião "em comunhão com o conclave". 

Entrevista 

  • JC- O conclave começou oficialmente nessa quarta-feira. E há grande expectativa por parte dos católicos. Qual o seu sentimento neste momento? 

Bispo Dom Cleonir - "Nesta quarta-feira, 7 de maio, iniciou o conclave na Capela Sistina do Vaticano. Os cardeais estaão reunidos e, depois de um momento forte de oração, de juramento de fidelidade, eles, em nome de toda a Igreja católica, vão escolher o novo pontífice, o novo Papa da nossa Igreja. O sentimento que temos neste momento é de comunhão e oração, pensamento positivo e confiantes. Acreditamos que esse é o momento de Deus, que abençoará a nossa Igreja com um digno pastor". 

  • JC- Seria bem improvável que na primeira votação já fosse definido um novo Papa, o senhor pode explicar por quê? 

Dom Cleonir - "Eu acreditava que o Papa não seria eleito na primeira votação, nem no primeiro dia do conclave. Mas, se fosse escolhido no primeiro dia, nada de estranho, porque a Igreja vive um momento de sinodalidade, de caminhar juntos. Papa Francisco nos deixou esse bonito exemplo de comunhão, de participação e de missão. Mas eu acredito que a escolha do novo Papa vai acontecer neste segundo ou no terceiro dia do conclave. Mas, claro, vamos estar rezando para que o Espírito Santo ilumine os cardeais, que eles possam escolher com sabedoria e, com o Espírito Santo, o novo Papa da nossa Igreja. Assim que for anunciado, vamos acolhê-lo com muita alegria. Ele será o nosso Papa". 

  • JC- Nestes dias, qual a orientação para os católicos de todo o mundo?  

Dom Cleonir - "Nestes dias de conclave, todos os cristãos católicos são convidados a estar em sintonia através das orações. Temos uma oração própria para que todos possam rezar. Rezar pelos cardeais que, em nome de todos os cristãos católicos, terão a missão de eleger o novo Papa. Em nossas orações devemos rezar pelo futuro da nossa Igreja, que seja sempre fiel a sua Pedra Principal, Jesus Cristo". 

Licitação do transporte público ainda não tem previsão de data Anterior

Licitação do transporte público ainda não tem previsão de data

Minha Casa, Minha Vida expande benefícios para a classe média Próximo

Minha Casa, Minha Vida expande benefícios para a classe média

Deixe seu comentário