URUGUAIANA JN PREVISÃO

Pesquisa Científica

Professora da Unipampa realiza missão acadêmica no exterior

Divulgação/Unipampa - Gabriela Silveira da Rosa representa o Campus Bagé em projeto internacional.

A professora Gabriela Silveira da Rosa, pertencente ao corpo docente do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realizou uma missão acadêmico-científica no Canadá entre os dias 18 de maio e 6 de junho deste ano.  

A docente integrou uma série de atividades na McGill University, em Montreal, como parte de um projeto de cooperação internacional voltado ao desenvolvimento de nanobiomateriais com aplicação em embalagens alimentares e curativos de uso tópico. 

A iniciativa faz parte do projeto “Desenvolvimento de Nanobiomateriais por Electrospinning”, financiado pelo edital nº 14/2023 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  

O programa apoia colaborações internacionais em ciência, tecnologia e inovação, com previsão de vigência até 2026. Entre suas metas, está o intercâmbio de pesquisadores em diferentes níveis de formação e a consolidação de redes internacionais de pesquisa. 

Neste momento, o projeto conta com a participação ativa de um mestrando, dois doutorandos e dois pós-doutorandos da Unipampa em atividades acadêmicas na McGill University, onde permanecem por até seis meses. 

Durante sua estadia, Gabriela participou de reuniões estratégicas com o grupo de pesquisa coordenado pelo professor Dr. Vijaya Raghavan, que há anos mantém colaboração com a universidade brasileira.  

As atividades incluíram discussões sobre o andamento da pesquisa, definição de próximos passos e execução de experimentos relacionados à produção e análise de novos materiais. A professora também acompanhou os trabalhos da doutoranda Luana Vaz Tholozan, sua coorientanda, que desenvolve parte de sua tese no âmbito dessa parceria. 

A missão teve ainda como destaque o estreitamento de laços com outras instituições de pesquisa canadenses, em especial com o Institut de Recherche et de Développement en Agroenvironnement (IRDA), sediado na província de Quebec. Fundado em 1998, o IRDA é uma organização dedicada exclusivamente à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções sustentáveis para o setor agroambiental. Seu trabalho abrange temas como agricultura resiliente às mudanças climáticas, redução do uso de defensivos químicos, manejo eficiente da água e do solo, e conservação da biodiversidade. 

A aproximação com o IRDA visa ampliar as possibilidades de colaboração científica da Unipampa em áreas emergentes e alinhadas com os desafios globais da sustentabilidade.  

“Esses momentos de intercâmbio são fundamentais para fortalecer as parcerias e qualificar a produção científica. A convivência com grupos de excelência nos permite aprimorar métodos, compartilhar experiências e consolidar resultados que vêm sendo construídos de forma colaborativa”, avaliou a professora Gabriela. 


UFSM abre seleção para professores substitutos Anterior

UFSM abre seleção para professores substitutos

Uruguaianense conquista medalha da Obmep pelo terceiro ano consecutivo Próximo

Uruguaianense conquista medalha da Obmep pelo terceiro ano consecutivo

Deixe seu comentário