URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ouvidoria

Unipampa publica Relatório de Ouvidoria do 1º semestre de 2025

ilustrativa/Pexels - A nova seção tem como objetivo fornecer informações estratégicas às áreas temáticas da instituição

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou o Relatório de Ouvidoria referente ao primeiro semestre de 2025, contemplando o período de 1º/1 a 30/6. A publicação atende ao disposto no Artigo 6º da Resolução nº 320/2021, do Conselho Universitário (Consuni), e está disponível para acesso público no site oficial da Ouvidoria. 

Entre as novidades desta edição, destaca-se a inclusão do item 3.4 – "Áreas responsáveis pelo tratamento das manifestações", uma inovação alinhada ao Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública (MMOuP), estabelecido pela Controladoria-Geral da União (CGU). 

 A nova seção tem como objetivo fornecer informações estratégicas às áreas temáticas da instituição, contribuindo para a análise das demandas mais recorrentes e para a adoção de medidas corretivas ou preventivas. Gráficos explicativos facilitam a visualização da relação entre os assuntos mais demandados e os setores responsáveis por tratá-los. 

No período analisado, a Ouvidoria recebeu um total de 157 manifestações, sendo 65 delas classificadas como solicitações. Os temas mais frequentes envolveram questões relativas ao ensino superior, como Graduação, Documentação, Pós-Graduação, Educação a Distância, Extensão e Ensino; além de pautas sobre Administração Universitária — incluindo colegiados, segurança institucional e gestão de processos —, Recursos Humanos e tópicos ligados ao corpo docente. 

Outro ponto de destaque no relatório é o volume de pedidos de acesso à informação: foram registrados 61 requerimentos por meio da plataforma Fala.BR, sistema oficial do governo federal para envio de manifestações e solicitações com base na Lei de Acesso à Informação (LAI). 

A publicação ainda apresenta os resultados da pesquisa de satisfação e reforça o compromisso com a transparência e a participação cidadã, ao permitir o acompanhamento dos dados por meio dos painéis interativos disponibilizados pela CGU. 

Pessoas brancas ainda são maioria esmagadora na Pós-graduação Anterior

Pessoas brancas ainda são maioria esmagadora na Pós-graduação

Unipampa alcança 1º lugar em ranking nacional de Transparência Ativa Próximo

Unipampa alcança 1º lugar em ranking nacional de Transparência Ativa

Deixe seu comentário