URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cultura em Ação

Oficina ensina artistas a acessar editais e leis de incentivo

Divulgação - Oficina gratuita em Uruguaiana ensina artistas locais a escrever projetos culturais para acessar editais e leis de incentivo, com foco em diversidade, inclusão e fortalecimento da cena cultural do interior.

A oficina gratuita Produzir é Incluir, organizada pela companhia de teatro Clandestinos, oferecerá neste final de semana um curso de escrita de projetos culturais. A capacitação será realizada nos dias 19 e 20/7, a partir das 15h, no Piquete dos Antunes, com o objetivo de preparar artistas locais para a elaboração de projetos e o acesso a políticas públicas de cultura. A atividade será ministrada por Rodrigo Neres, produtor cultural com mais de 15 anos de experiência no setor, reconhecido pelo trabalho com editais e formação técnica no interior do estado. 

A formação é voltada a trabalhadores da cultura de diferentes linguagens, como teatro, dança, hip-hop, circo, música, artes visuais, entre outras, que desejam transformar suas ideias em propostas concretas para captar recursos por meio de leis de incentivo, editais públicos e fundos setoriais. O conteúdo será apresentado de forma prática e acessível, com foco na realidade de produtores independentes. 

Diversidade e acessibilidade 

Além do conteúdo técnico, a oficina propõe reflexões sobre ações afirmativas e inclusão no setor cultural, abordando cotas raciais, a presença de pessoas com deficiência (PCDs), a participação de povos indígenas e a necessidade de tornar os projetos culturais mais diversos e acessíveis. A proposta é incentivar uma produção cultural conectada aos debates atuais sobre representatividade. 

Formação como estratégia de acesso ao fomento 

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), os recursos da Lei Rouanet continuam concentrados em grandes centros urbanos, especialmente nas capitais do Sudeste. Para artistas do interior, capacitações técnicas são fundamentais para disputar editais com mais equidade. Iniciativas como esta contribuem para reduzir desigualdades no acesso ao fomento público e fortalecem a cena cultural local. 

A realização é da Associação Cultural e Artística Cena Livre (ACACELI), com apoio da Cia Clandestinos, do Núcleo Vivendo das Artes e do Piquete dos Antunes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, antes do início da oficina. 

Serviço: 

  • Local: Piquete dos Antunes – Rua Vasco Alves, 3548 
  • Data: 19 e 20 de julho (sábado e domingo) 
  • Horário: 15h 
  • Inscrições gratuitas no local  ou Via WhatsApp: 55996983207


Grupo estreia comédia sobre golpe e tradição familiar Anterior

Grupo estreia comédia sobre golpe e tradição familiar

Noite de música e solidariedade reúne mais de mil pessoas no Teatro Próximo

Noite de música e solidariedade reúne mais de mil pessoas no Teatro

Deixe seu comentário