Compra de armas cai 91% no Brasil, mas número de fuzis cresce
Comunicação
Professora da UFSM assume cargo em comitê nacional de checagem

Divulgação - Professora da UFSM assume cargo em comitê nacional de checagem e se destaca em premiação internacional
A professora Janaína Gomes, do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen, acaba de assumir oficialmente o cargo de representante da Região Sul no Comitê Nacional de Democratização da Checagem de Fatos. Neste papel, Janaína terá como missão principal a capacitação de educadores e a organização de redes colaborativas que fortalecem o uso de metodologias rigorosas para a verificação da informação no ensino superior, uma atuação fundamental no combate à desinformação no Brasil.
A nomeação de Janaína para o comitê reforça sua trajetória consolidada na área de comunicação pública e digital, além de sua colaboração na agência de checagem AletheiaFact.org, que é a única brasileira finalista do WSIS Prizes 2025 — premiação internacional organizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) em parceria com a ONU. O WSIS Prizes reconhece projetos que utilizam tecnologias da informação para promover o desenvolvimento sustentável.
A cerimônia de certificação dos finalistas está marcada para 11/7, em Genebra, na Suíça, centro internacional que abriga diversas agências da ONU e é palco de importantes conferências globais. No evento WSIS+20, onde Janaína e a AletheiaFact.org participam, são discutidos temas atuais como ética digital, governança da informação, inteligência artificial e combate à desinformação, ressaltando a relevância do trabalho da professora e do projeto.
O Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM/FW, ao qual Janaína pertence, é reconhecido pela forte atuação em pesquisa e extensão, com projetos que aproximam universidade e comunidade local. Janaína também integra o grupo de pesquisa Núcleo de Comunicação Pública, tendo recentemente apresentado estudo que analisa a comunicação institucional durante as enchentes de maio de 2024 em Porto Alegre, um exemplo do impacto social da sua pesquisa.
Com sua nomeação, Janaína Gomes reafirma seu compromisso com o fortalecimento da checagem de fatos e da comunicação responsável, frente aos desafios crescentes da era digital.
Deixe seu comentário