Investimento
Escola Ernesto Dornelles dá a volta por cima
camila dalla vecchia - jc imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Agora o educandário conta com o 6º ano
Nesta segunda-feira, 19/01, as escolas estaduais de Uruguaiana retornam suas atividades em sala de aula. No final de 2023, com o encerramento do ano escolar, o Governo do Estado destinou mais de R$ 100 milhões às escolas estaduais para o ano de 2024. O intuito era de qualificar a infraestrutura dos educandários e fortalecer o programa de ensino em tempo integral.
As escolas em tempo integral recebem aumento do repasse da merenda escolar, novas possibilidade pedagógicas e dedicação total do corpo docente.
Alguns colégios de Uruguaiana corriam o risco de fechar nos últimos anos e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Ernesto Dornelles era uma delas. A evasão escolar era um dos motivos mais preocupantes. Foi preciso mobilizar a comunidade e sensibilizar autoridades. A partir da dedicação da direção e da 10ª Coordenaria Regional de Educação, o quadro foi revertido. A escola além de retornar com o ano letivo de 2024, terá o 6º ano do ensino fundamental e alguns anos serão aderidos ao programa de ensino em tempo integral.
O educandário Ernesto Dornelles, está situado no Bairro São João e atende cerca de 150 crianças, divididas em oito turmas do 1º ao 6º ano do ensino fundamental, com cerca de 20 alunos em cada turma. De acordo com a vice-diretora Adriana de Matos, a escola atua de forma diversificada com cultura digital, educação científica, método de estudos e práticas estratégicas em ciências humanas, da natureza, matemática e linguagens. A vice-diretora explica a rotina dos alunos. “Eles entram às 8h30 e saem 17h30. Na entrada, já são levados para o refeitório e recebem o lanche da manhã.” completou.
Adriana de Matos afirma que a implementação do programa Escola em Tempo Integral foi muito importante para o desenvolvimento dos alunos e para o educandário. “Muitos pais têm nos procurado para matrículas, a escola em tempo integral foi muito bem aceita e ajuda muito na rotina das famílias,” completou.
Outra novidade para a educação estadual do município é a implementação de ensino médio em tempo integral para os alunos ingressantes do 1º ano da Escola Senador Salgado Filho, situada no bairro Bela Vista.
Deixe seu comentário