URUGUAIANA JN PREVISÃO

Alerta Climático

Temporal deixa ruas alagadas em Uruguaiana

Reprodução: - Uruguaiana registrou 170 mm de chuva em três dias, causando alagamentos em diversos bairros e queda de árvores, mas sem desastres graves, segundo a Secretaria de Infraestrutura.

Somente nesta segunda-feira, 26/5, Uruguaiana registrou mais de 80 milímetros de chuva, com registros de raios, trovoadas e alagamentos em diversos pontos da cidade. A informação e da Prefeitura Municipal. Apesar do volume elevado em pouco tempo, de acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana e Rural, Paulo Woutheres, não houve desabamentos nem danos estruturais graves no município.  

O acumulado registrado no sábado, 24/5, foi de 55 mm, com chuvas intensas acompanhadas de trovoadas e raios, resultado da frente quente que atingiu a Fronteira Oeste. O domingo, 25/5, também foi marcado por precipitação volumosa, causando alagamentos em diversas regiões da cidade. Já nesta segunda-feira, 26/0, a chuva continua de forma intermitente, com breves períodos de trégua, mas sem estabilização do tempo. A Defesa Civil segue em estado de alerta. 

Além dos bairros, o Centro teve pontos de alagamento, como nos cruzamentos da XV de Novembro com Dr. Maia; no cruzamento da Dr. Maia com Duque de Caxias; e Duque de Caxias com a Avenida Presidente Vargas, dificultando o tráfego de veículos. Alguns pontos da área comercial, a água também tomou conta das calçadas. 

Bairros alagados 

Bairros como União das Vilas, Cidade Nova, Cidade Alegria, São João, Cabo Luís Quevedo, Mascarenhas de Moraes, Chácara do Sol, Santo Antônio e Profilurb registram alagamentos e transtornos. No bairro Chácara do Sol, o morador Leandro Lyra relata que não consegue sair de casa e cobra ações do poder público.  

Na Rua Gregório, a moradora Paula Menezes afirma que a água da rua invade sua residência, agravada por uma obra recente que elevou o nível da via. No bairro São João, moradores da Rua Bento Gonçalves com Gregório Beheregaray pedem ajuda para resolver os constantes alagamentos. 

Na zona ribeirinha do bairro Santo Antônio, uma moradora que vive próxima ao arroio diz que a água entra na casa toda vez que chove forte. 

 Ocorrências  

Houve três quedas de árvores: uma no Mascarenhas de Moraes, uma na Profilurb e outra na esquina da Estilac Leal com Treze de Maio. A Prefeitura isolou as áreas e a equipe da Infraestrutura atuou na remoção. 

Na Rua Eustáquio Ormazabal, um morador relatou que o asfalto novo foi deslocado pela força da água. Já no CRAS II – Bela Vista, o volume da chuva causou danos e a unidade ficará fechada até quinta-feira, 29/5. 

No trevo de acesso à cidade, próximo ao supermercado Stock, a motorista Andreia Santos alertou para o risco de transitar com o alto volume de água. 

 Ação preventiva  

A Prefeitura antecipou a entrega de 100 fichas a moradores do Loteamento Dr. Olavo Rodrigues na noite de domingo, 25/5, evitando exposição à chuva. Novas datas serão informadas oficialmente. 

 Previsão do tempo  

Segundo o serviço meteorológico YR, são esperados mais 27 mm de chuva ainda nesta segunda, 26/5. Na terça-feira, 27/5, a previsão é de 62 mm e, na quarta-feira, 28/5, 21 mm entre 1h e 17h. 

 Recomendações 

A Defesa Civil orienta: 

  • Buscar abrigo seguro durante temporais 
  • Desligar eletroeletrônicos da tomada 
    Manter animais em locais protegidos  

Contatos de emergência 

  • Brigada Militar: 190 
  • Bombeiros: 193 
  • ROMU: (55) 3411-5566 
  • Defesa Civil: (55) 99641-6806 | (55) 99223-1668 
  • Infraestrutura: (55) 3911-3025 
Começa oferta de implante contraceptivo gratuito Anterior

Começa oferta de implante contraceptivo gratuito

Festival de Corais reúne 600 pessoas em Uruguaiana Próximo

Festival de Corais reúne 600 pessoas em Uruguaiana

Deixe seu comentário