Mais de 30 cães já encontraram um lar por meio de ação da Semas
Promebo
ANC lança projeto para melhorar genética de rebanhos

Divulgação - Nova ação da ANC quer ampliar o acesso à avaliação genética no campo
A Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC) lançou, na última sexta-feira, 6/6, o projeto “Crie, Avalie e Selecione”, voltado à qualificação genética de bovinos de corte. A iniciativa, desenvolvida por meio do programa Promebo, é direcionada a produtores que, embora não registrem oficialmente seus rebanhos, realizam controle de acasalamentos e pesagens. O objetivo é oferecer apoio técnico e diagnósticos de desempenho para facilitar a escolha de matrizes e reprodutores com maior potencial produtivo.
O projeto tem como público-alvo criadores que já adotam algum nível de organização zootécnica, mesmo sem estarem inseridos em registros genealógicos. Segundo a ANC, a avaliação dos animais será feita em etapas, da desmama ao sobreano, o que permite uma análise mais completa do desenvolvimento e da eficiência produtiva. A proposta também busca orientar decisões mais precisas sobre o descarte e a retenção de fêmeas.
O Sebrae é parceiro da iniciativa e vai subsidiar 50% dos custos logísticos das visitas técnicas e das avaliações em campo. A outra metade será de responsabilidade dos produtores. Além do apoio financeiro, o projeto oferece relatórios com dados técnicos e comparativos que auxiliam no planejamento do manejo genético.
A superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas, ressalta que a genética costuma ser negligenciada no dia a dia das propriedades, especialmente na seleção de fêmeas. Segundo ela, mesmo com investimentos em nutrição e sanidade, a falta de critérios técnicos na escolha das matrizes pode limitar os ganhos de produtividade a médio e longo prazo.
Ao integrar informações zootécnicas com orientações acessíveis, o projeto “Crie, Avalie e Selecione” propõe um modelo de gestão mais eficiente. O desafio, porém, está em transformar essa ferramenta em parte da rotina das fazendas, onde o manejo ainda é baseado mais em hábitos do que em dados.
Deixe seu comentário