URUGUAIANA JN PREVISÃO

Projeto 'Bate e Volta'

Planalto engajada no turismo de compras

Em 2020 os free shops localizados em Uruguaiana venderam, de acordo com a Receita Federal, R$ 9 milhões. Nos últimos três meses do ano, houve resultado 40% superior ao faturamento em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os resultados empolgam o empresariado e a Prefeitura Municipal, que vem focando em novos projetos para alavancar o turismo de compras. Em entrevista ao Jornal CIDADE logo após sua reeleição, o prefeito Ronnie Mello (PP) destacou que este deveria ser um dos grandes nortes de seu segundo mandato. Segundo ele, os resultados são bons, mas "a tendência é de que o crescimento em 2021 seja ainda mais acentuado". 

Uma das iniciativas que visa esse crescimento é o projeto Bate e Volta, organizado pela Planalto Transportes. "Queremos com a união de todos, divulgar a marca "Uruguaiana", na capital e no restante do Estado, para que a rota do turismo de compras contemple a capital dos free shops do país com ainda mais força", disse José Pedro Teixeira, diretor da empresa. A iniciativa, que conta com um grupo de empresários, visa tornar possível a venda de pacotes de viagens a valores abaixo do mercado, incluindo no roteiro as lojas francas, o comércio em geral, hotéis, bares e restaurantes.

A primeira viagem, reunindo turistas de Porto Alegre, Santa Maria e São Borja acontece neste final de semana. O pacote Bate e Volta custa R$ 180,00, com saída de Porto Alegre. Ao chegar em Uruguaiana, os turistas serão recebidos com um café especial e visitarão todas as lojas free shops, com retorno marcado para o final da tarde de sábado, 6/2. "Essa é uma opção, entre os vários ajustes que deverão ser analisados e implantados assim que o projeto comece a ser operado", ressalta Fabrício Moreira, diretor de marketing da empresa.

A meta também é inserir no projeto hotéis e restaurantes locais, tornando viável a proposta de do turismo gastronômico, que é outro setor que cresce na cidade. Além do aumento no número de estabelecimentos nos últimos dois anos, uma das atrações em um pacote oferecido por uma agência de viagens, é um almoço com pratos da culinária local. O prefeito Ronnie Mello destaca a importância do turismo como gerador de desenvolvimento. "Estamos transformando nossos sonhos em oportunidades de negócios. Sempre soubemos do nosso potencial, mas faltava o olhar profissional. Com a estruturação, organização e parcerias estamos buscando colocar Uruguaiana e região no mapa oficial do turismo", afirma.


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