Basquete
Uruguaianense é campeã mundial de basquete
O time brasileiro de Basquete Master Feminino (categoria + de 35 anos) venceu o Mundial de 2023, no último final de semana. O certame contou com a participação das equipes da própria Argentina, anfitriã dos jogos, El Salvador, Chile, Porto Rico, Uruguai e Brasil.
A final aconteceu no domingo, quando o time brasileiro enfrentou o quinteto chileno. O placar foi favorável para as brasileiras, que venceram a final por 77x30. Antes, o time do Brasil venceu El Salvador por 73x20; o Uruguai, por 73x17; a Argentina por 75x32; e na semifinal a Porto Rico, por 61x33.
A uruguaianense Dai Nogueira, aos 37 anos, foi a única gaúcha convocada, integrando o grupo campeão mundial master de Basquete Feminino, na conquista do Mundial. O campeonato foi disputado de 25 de agosto e 3 de setembro.
Destaque na final, a uruguaianense Dai Nogueira foi escolhida MVP da decisão. Figura conhecida nas disputas nacionais de masters, ela é a atual campeã brasileira defendendo a seleção sul-matogrossense. A partir disso, foi uma das selecionadas para a disputa mundial.
Destinado para atletas de 75 anos, o Mundial teve a participação de mais de 200 equipes de todas as partes do planeta.
Ela começou a jogar no Colégio União aos 13 anos. Teve passagem pela equipe do Irajá, de Santana do Livramento, jogando o campeonato estadual juvenil. Depois jogou no Colégio Sinodal, de São Leopoldo, quando foi convocada pela primeira vez para a seleção gaúcha. Atuou ainda pela UCS, em Caxias do Sul. Já participou de alguns campeonatos, como o sul brasileiro e jogos abertos brasileiros.
Depois foi chamada para jogar no interior de São Paulo, onde ficou por três anos. Jogou ainda no interior do Paraná (Maringá e Campo Mourão) até chegar ao master pela equipe do Mato Grosso do Sul e ABAF/MS, onde até hoje compõe a equipe.
Na manhã de quarta-feira ela foi recebida pelo prefeito Ronnie Mello, que a homenageou com uma medalha de honra ao mérito pelo feito, além de uma caneca personalizada. Acompanharam o ato, o secretário de Esportes e Lazer, Anderson Menezes, e o vereador Carlos Delgado, líder do governo no parlamento. Esteve também na agenda o amigo Daniel Comas.
Deixe seu comentário