Prematuridade
Hospital Santa Casa realiza Novembro Roxo
Neste mês, o Hospital Santa Casa de Uruguaiana promove a campanha Novembro Roxo, em alusão ao movimento internacional que visa a sensibilização e conscientização sobre a prematuridade, que pode trazer eventualmente implicações ao recém-nascido. O objetivo é chamar atenção para os cuidados e prevenção do parto prematuro.
Durante este mês, o hospital arrecadará recursos através da venda das camisetas da campanha. Os valores serão direcionados para a compra de equipamentos para a UTI Neonatal do hospital. Para obter a camiseta e ajudar na causa basta entrar em contato com os responsáveis pelos telefones: (55) 99974-1744 (Willian Teixeira) ou (55) 99948-6258 (Ana Lúcia Maidana).
No dia 25, o Hospital Santa Casa realiza ação especial na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 10h. Para às 16h está prevista a Caminhada da Prematuridade, com a presença de profissionais da área da saúde, estudantes e comunidade no geral.
Prematuridade
O Novembro Roxo não é tão conhecido quanto o Novembro Azul, o mês que se propõe a combater mundialmente o câncer de próstata, mas é igualmente importante. Trata-se do mês internacional de sensibilização para a prematuridade, que pretende alertar sobre o crescente número de partos prematuros anualmente, como preveni-los e informar as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade. A cor roxa simboliza a sensibilidade e a individualidade, características muito peculiares aos prematuros.
O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado em 17 de novembro desde 2008 e tornou-se um movimento intercontinental no qual inúmeros indivíduos e organizações de mais de 100 países unem forças com atividades, eventos especiais e se comprometem com a ação para ajudar a abordar a questão do nascimento prematuro e melhorar a situação dos bebês e de suas famílias.
A prematuridade é uma questão de saúde pública e atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo: 1 em cada 10 bebês nasce prematuro e esse número continua aumentando, apesar do número total de nascimentos estar diminuindo gradativamente. Isso significa que há um aumento significativo de recém-nascidos vulneráveis a cada ano.
No Brasil, por exemplo, conforme dados do Ministério da Saúde cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou 6 prematuros a cada 10 minutos. Mais de 12% dos nascimentos no país acontecem antes da gestação completar 37 semanas, o dobro do índice de países europeus.
Deixe seu comentário