Uruguaiana é principal porta de entrada de turistas no estado
Fluxos
Uruguaiana é principal porta de entrada de turistas no estado

Divulgação/PF - Entre janeiro e abril de 2025, Uruguaiana recebeu mais de 610 mil turistas.
O Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que mais recebeu visitantes internacionais nos quatro primeiros meses deste ano. Foram 1 144 558 turistas. Desse total, 610 438 chegaram ao estado pelo município de Uruguaiana, o que representa 53,33% do fluxo turístico no período. A cidade segue como principal porta de entrada de turistas no estado.
Os dados são da Embratur, Polícia Federal e Ministério do Turismo. Segundo o levantamento, o volume de ingressos registrados no estado este ano representa um crescimento de 93,4% em comparação com o mesmo período de 2024. Mesmo após enfrentar uma grave crise climática no ano passado, o estado demonstra resiliência e capacidade de recuperação, mantendo-se em destaque como um dos principais destinos turísticos do país.
“O expressivo número de chegadas mostra a força do turismo como motor econômico e a capacidade do Rio Grande do Sul de se reinventar e acolher", afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Argentina lidera entre os visitantes estrangeiros
No panorama nacional, a Argentina mantém a posição de principal origem dos turistas que chegam ao Brasil, com mais de 2,1 milhões de visitantes no primeiro quadrimestre. O volume representa quase o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior. Chile, Estados Unidos e Paraguai também figuram entre os principais emissores. Entre os visitantes que ingressaram por Uruguaiana, 593 936 são argentinos, o equivalente a 97,3% do total de turistas que passou pela nossa fronteira.
Em Uruguaiana, que desempenha papel estratégico na entrada de turistas por via terrestre, especialmente através da Ponte Internacional, o impacto da retomada do turismo é visível. A cidade reafirma sua importância como porta de entrada para o turismo internacional no Brasil, especialmente no Sul do país.

Turismo em alta no Brasil
O desempenho do estado também reflete o cenário nacional. De janeiro a abril deste ano, o Brasil recebeu mais de 4,4 milhões de visitantes internacionais, batendo recordes históricos desde o início da série de dados, em 1970. O volume já representa 64% da meta anual estipulada no Plano Nacional de Turismo, que prevê a entrada de 6,9 milhões de estrangeiros até o fim de 2025.
Somente em abril, foram 686.239 turistas internacionais no país, um salto de 72% em relação ao mesmo mês de 2024.
Deixe seu comentário