Impostos
Contribuintes têm até esta quarta para quitar o IPVA 2025 sem multa

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Prazo final do IPVA chega ao fim com benefícios e penalidades em jogo.
Termina nesta quarta-feira, 30/04, o prazo para pagamento do IPVA 2025 no Rio Grande do Sul. Neste ano, o vencimento do imposto foi unificado para todos os veículos, independentemente do final da placa. A medida, adotada pelo governo estadual, visa simplificar o calendário e facilitar o planejamento dos motoristas. O pagamento em dia garante descontos de até 20% e evita multas e juros.
Os programas Bom Motorista e Bom Cidadão seguem válidos até a data-limite. Quem está há três anos sem infrações pode obter abatimento de até 15%, enquanto os contribuintes que registraram ao menos 150 notas fiscais com CPF entre novembro de 2023 e outubro de 2024 têm direito a 5% de desconto. Os valores podem ser consultados e quitados pelo site ou aplicativo do IPVA RS, que agora exigem autenticação via login gov.br.
O pagamento em atraso gera multa diária de 0,334%, limitada a 20% do valor total, além de juros. Caso o débito não seja quitado em até dois meses, o contribuinte poderá ter o nome inscrito na Dívida Ativa do Estado e o veículo corre risco de apreensão em caso de fiscalização. A recomendação é conferir os dados do destinatário no momento do Pix para evitar golpes.
Até 31/03, mais de R$3,3 bilhões já haviam sido arrecadados com o imposto no Estado, valor que representa 61% da receita prevista para o ano. A região de Uruguaiana, com uma frota superior a 40 mil veículos, também contribuiu com os pagamentos antecipados e segue entre os municípios com maior adesão aos descontos. A expectativa do governo é de que o restante da arrecadação seja concluído até o fim desta semana
Parcelamento:
O pagamento do IPVA 2025 no Rio Grande do Sul pôde ser parcelado em até seis vezes, sem juros, para os contribuintes que aderiram ao programa até 31 de janeiro. Além da facilidade no parcelamento, o governo estadual ofereceu descontos escalonados nas três primeiras parcelas: 6% em janeiro, 3% em fevereiro e 1% em março.
Quem preferiu quitar o tributo à vista teve até 30 de abril para efetuar o pagamento, independentemente do número final da placa do veículo.
Os pagamentos foram aceitos em bancos conveniados, lotéricas e também via Pix, com geração mensal de QR Code. Os programas Bom Motorista e Bom Cidadão seguiram valendo, oferecendo descontos adicionais de até 15% e 5%, respectivamente.
4o
Deixe seu comentário