URUGUAIANA JN PREVISÃO

Alerta

Atendimento de crianças com doenças respiratórias aumentou 38%

Pexels/Ilustrativa - Atendimentos a crianças com doenças respiratórias aumentaram 38% em Uruguaiana neste outono. Hospital e UPA registram maior procura por síndromes gripais, mas casos de covid seguem baixos.

Com a chegada do outono e a queda nas temperaturas em Uruguaiana, houve um significativo aumento no número de atendimentos por doenças respiratórias, especialmente entre crianças.  

Segundo o Hospital Santa Casa de Uruguaiana, houve um crescimento de 38% nos atendimentos pediátricos relacionados a síndromes gripais em comparação ao mês anterior, um aumento esperado para esta época do ano. Esse dado se refere não somente ao HSCU, mas também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zilda Arns, que é administrada pela instituição. “Tivemos aumento em todas as portas de entrada relacionadas a síndromes gripais. Como ocorre anualmente, o hospital já está preparado para esse crescimento sazonal”, explica o administrador hospitalar Claudinei Valim.  

Apesar do aumento nos casos de síndromes respiratórias, os registros de covid-19 permanecem baixos. Em 2025, Uruguaiana contabiliza 56 casos da doença. Desde o início da pandemia, o município registrou 491 óbitos relacionados à doença.  

Gripe 

A circulação de vírus respiratórios como o vírus sincicial respiratório (VSR) e a influenza A tem contribuído para o aumento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. Dados da Fiocruz indicam que, em 2025, entre os casos positivos de SRAG no Brasil, 35,5% foram relacionados ao VSR e 8,9% à influenza A.  

As autoridades de saúde recomendam que a população mantenha as medidas de prevenção, como higienização das mãos, uso de máscaras em ambientes fechados e a atualização da caderneta de vacinação, para conter a disseminação dos vírus respiratórios durante o período de maior incidência. 

Dia Livre de Imposto ocorre no final deste mês Anterior

Dia Livre de Imposto ocorre no final deste mês

Inaugurada sala para pacientes de Fibromialgia e Lúpus Próximo

Inaugurada sala para pacientes de Fibromialgia e Lúpus

Deixe seu comentário