Público Total
Vacinação contra gripe é liberada para toda a população

Ilustração/Freepik - Municípios recebem novo lote de vacinas para ampliar a imunização e proteger a população contra complicações graves da gripe.
A vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população acima dos seis meses de idade e já está disponível nas unidades de saúde de Uruguaiana. A medida foi definida pela Secretaria da Saúde do Estado nesta quinta-feira, 15/5, com o envio de mais 703 mil doses às coordenadorias regionais. Mesmo com a ampliação, a orientação é que pessoas dos grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades, procurem com urgência a imunização.
Até agora, o Estado aplicou 1 461 782 doses da vacina contra a gripe. A meta é atingir pelo menos 90% de cobertura entre os grupos prioritários. Uruguaiana deve receber novo reforço de doses com esse lote estadual, que eleva o total distribuído a cerca de 3,9 milhões em todo o RS. No Rio Grande do Sul, já foram registradas 37 mortes por influenza em 2025, sendo a maioria entre idosos. A cobertura vacinal segue abaixo da meta, com apenas 34,13% de adesão entre idosos, 13,98% entre crianças e 16,26% entre gestantes.
Paralelamente, o município segue em alerta para os casos de dengue. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Uruguaiana em 28/04, foram notificados 209 casos suspeitos da doença. Desse total, 25 foram confirmados, 136 descartados e 48 seguem em investigação.
Também foram enviadas ao município doses da vacina contra a covid-19. A nova remessa inclui 74 778 doses da Pfizer para todo o Estado, voltadas a pessoas a partir de 12 anos. Crianças pequenas, gestantes, idosos e grupos especiais devem manter o esquema vacinal de rotina.
Deixe seu comentário