URUGUAIANA JN PREVISÃO

Assistência

Unipampa Kids auxilia rotina de mães universitárias

Reprodução/Unipampa - Por conta da demanda, é preciso agendar o uso da sala, para garantir que a equipe responsável estará disponível garantindo a segurança das crianças

Criado para suprir uma necessidade real da comunidade acadêmica, o projeto de extensão Unipampa Kids oferece um espaço de acolhimento, cuidado e desenvolvimento para os filhos de estudantes, professores e servidores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no campus de Uruguaiana. A iniciativa é voltada a crianças de 2 a 10 anos e funciona durante os turnos em que os pais estão envolvidos em atividades acadêmicas no campus.  

Coordenado pela professora do curso de Fisioterapia da Unipampa, Eloá Maria Chiquetti, com o apoio de discentes voluntários e bolsistas, o projeto surgiu a partir da demanda de alunas e alunos que enfrentavam dificuldades para frequentar as aulas por não terem com quem deixar seus filhos e criado em maio de 2023, partindo da iniciativa da diretora do Campus, Cheila Stopiglia.  

Segundo Eloá, o projeto funciona no contraturno escolar e oferece atividades lúdicas, pedagógicas e de recreação, respeitando as faixas etárias das crianças atendidas. Embora ainda conte com estrutura limitada, a equipe envolvida destaca que o objetivo é ampliar o alcance do projeto e, futuramente, buscar formas de institucionalizá-lo como política de permanência estudantil. 

“É um espaço para que os filhos dos nossos alunos, professores e técnicos possam ficar durante o tempo em que eles estão em sala de aula. Nosso objetivo é garantir permanência e acolhimento para toda a comunidade acadêmica”, destaca a coordenadora do projeto. 

O Unipampa Kids representa uma importante ação de cuidado e inclusão, contribuindo para a permanência de estudantes com filhos no ensino superior, especialmente mães solo, que muitas vezes encontram barreiras para seguir com a formação acadêmica. A expectativa da equipe é que o projeto continue crescendo e recebendo o apoio necessário para atender ainda mais famílias vinculadas à universidade.


Casas do Olavo Rodrigues devem ser entregues no mês que vem Anterior

Casas do Olavo Rodrigues devem ser entregues no mês que vem

Mais de 700 crianças são registradas apenas com o nome da mãe em Uruguaiana Próximo

Mais de 700 crianças são registradas apenas com o nome da mãe em Uruguaiana

Deixe seu comentário