Mais de 300 mil gaúchos têm até 19 de maio para regularizar situação eleitoral
Assistência
Unipampa Kids auxilia rotina de mães universitárias

Reprodução/Unipampa - Por conta da demanda, é preciso agendar o uso da sala, para garantir que a equipe responsável estará disponível garantindo a segurança das crianças
Criado para suprir uma necessidade real da comunidade acadêmica, o projeto de extensão Unipampa Kids oferece um espaço de acolhimento, cuidado e desenvolvimento para os filhos de estudantes, professores e servidores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no campus de Uruguaiana. A iniciativa é voltada a crianças de 2 a 10 anos e funciona durante os turnos em que os pais estão envolvidos em atividades acadêmicas no campus.
Coordenado pela professora do curso de Fisioterapia da Unipampa, Eloá Maria Chiquetti, com o apoio de discentes voluntários e bolsistas, o projeto surgiu a partir da demanda de alunas e alunos que enfrentavam dificuldades para frequentar as aulas por não terem com quem deixar seus filhos e criado em maio de 2023, partindo da iniciativa da diretora do Campus, Cheila Stopiglia.
Segundo Eloá, o projeto funciona no contraturno escolar e oferece atividades lúdicas, pedagógicas e de recreação, respeitando as faixas etárias das crianças atendidas. Embora ainda conte com estrutura limitada, a equipe envolvida destaca que o objetivo é ampliar o alcance do projeto e, futuramente, buscar formas de institucionalizá-lo como política de permanência estudantil.
“É um espaço para que os filhos dos nossos alunos, professores e técnicos possam ficar durante o tempo em que eles estão em sala de aula. Nosso objetivo é garantir permanência e acolhimento para toda a comunidade acadêmica”, destaca a coordenadora do projeto.
O Unipampa Kids representa uma importante ação de cuidado e inclusão, contribuindo para a permanência de estudantes com filhos no ensino superior, especialmente mães solo, que muitas vezes encontram barreiras para seguir com a formação acadêmica. A expectativa da equipe é que o projeto continue crescendo e recebendo o apoio necessário para atender ainda mais famílias vinculadas à universidade.
Deixe seu comentário