Prevenção
Município realiza campanha de vacinação contra HPV

Divulgação - Campanha segue até julho com foco em adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados no tempo certo.
Uruguaiana iniciou a campanha de vacinação contra o Vírus do papiloma humano (HPV), voltada a adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, segue até o dia 31 de julho e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal, protegendo esse público contra doenças relacionadas ao vírus do papiloma humano (HPV), como verrugas genitais e tipos de câncer.
A campanha faz parte de uma estratégia de intensificação do Ministério da Saúde, que amplia temporariamente a disponibilidade da vacina contra o HPV. A coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Eduarda Oliveira, explicou que a ação visa principalmente resgatar os adolescentes de 15 a 19 anos que não se vacinaram no tempo adequado: "As unidades de saúde irão realizar ações nas escolas para divulgação e aplicação do imunizante, mas é possível buscar a vacina nas ESFs ou na Sala de Vacina Central", afirmou.
A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente, em dose única, e é considerada segura e eficaz. A meta da campanha é imunizar 90% dos jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados.
Eduarda Oliveira também ressaltou que a vacina contra o HPV continua sendo parte do calendário básico de vacinação para crianças de 9 anos, e assim como as demais vacinas do calendário, está disponível em todas as unidades de saúde do município.
A vacinação contra o HPV é uma das principais formas de prevenir doenças graves, como o câncer de colo do útero, pênis, ânus e orofaringe.
Para se vacinar, é necessário
Ter entre 15 e 19 anos
Apresentar documento com foto
Levar o cartão do SUS ou CPF
Levar a caderneta de vacinação
Deixe seu comentário