URUGUAIANA JN PREVISÃO

Brigada de Cavalaria

22º GAC AP celebra centenário no Teatro Municipal

Jeffersom Mattivi - Evento marcou momento de reflexão sobre a trajetória da unidade e reafirmou seu papel institucional na história militar e social de Uruguaiana.

Na última quinta-feira, 22/05, o 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (22º GAC AP) celebrou seu centenário com uma solenidade especial no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. O evento contou com apresentações culturais e reuniu a comunidade local em um gesto solidário, com a arrecadação de alimentos não perecíveis destinados a instituições assistenciais da cidade. 

Com início às 20h, a cerimônia teve como destaques a apresentação da Fanfarra da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e dos artistas Ênio Medeiros e Pirisca Grecco, celebrando os 100 anos de presença e atuação do grupo em Uruguaiana com música e emoção. 

Compromisso além da celebração 

Segundo o major Ariel Copetti, da Comunicação Social do Comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, o centenário do 22º GAC AP não se resumiu à cerimônia cultural. Desde janeiro, todos os quartéis subordinados à Brigada Charrua realizaram instruções voltadas aos seus quadros, com foco em temas fundamentais como os diversos tipos de assédio, a identificação de situações de violência doméstica, formas de prevenção e os procedimentos adequados em caso de ocorrência. 

Tradição e modernização 

Com origem no Corpo de Artilharia a Cavalo, criado em 1831, o 22º GAC AP tem uma longa trajetória marcada por participação em episódios históricos como a Revolução Farroupilha e a Guerra do Paraguai. Instalada em Uruguaiana há 100 anos, a unidade vem passando por sucessivas modernizações, como a incorporação das Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M109 A5, em 2022. 


Unipampa promove imersão sobre o campo durante a 23ª Expoutono Anterior

Unipampa promove imersão sobre o campo durante a 23ª Expoutono

Praça Barão do Rio Branco terá rampas de acessibilidade Próximo

Praça Barão do Rio Branco terá rampas de acessibilidade

Deixe seu comentário