CNJ divulga orientações para proteção de crianças e adolescentes em risco de morte
talento
Merendeiras de Uruguaiana avançam no Concurso de Receitas da Rede Estadual

Ilustração/Pixel - O Concurso de Receitas “Nutrindo a Educação”, promovido pela Seduc, mobiliza escolas da rede estadual com 297 instituições inscritas. As receitas podem ser elaboradas individualmente ou em dupla, valorizando o trabalho das merendeiras e incentivando hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes.
O Concurso de Receitas “Nutrindo a Educação”, promovido pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc), está mobilizando escolas de toda a rede estadual. Com 297 instituições inscritas, as receitas podem ser elaboradas individualmente por uma merendeira ou em dupla. A iniciativa inédita valoriza o trabalho das merendeiras e incentiva hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes.
Atualmente, o concurso ocorre nas etapas regionais organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Na 10ª CRE, dez merendeiras foram classificadas para a etapa regional, sendo quatro do município de Uruguaiana, representando o Instituto E.E. Elisa Ferrari Valls, o Instituto Paulo Freire e a EEEM Paso de Los Libres. Cada participante inscreveu um prato salgado que passou pela degustação dos alunos antes da classificação.
Etapa regional e critérios de avaliação
A etapa regional da 10ª CRE acontecerá no dia 30/8, em Alegrete. A comissão avaliativa da CRE irá degustar todas as preparações e selecionar as três primeiras colocadas. Os critérios de avaliação incluem criatividade, utilização de ingredientes já presentes no cardápio da merenda escolar, valorização da agricultura familiar e da culinária regional. As três primeiras colocadas receberão troféus, enquanto as demais classificadas receberão uma lembrancinha de reconhecimento.
Além das quatro merendeiras de Uruguaiana, Alegrete terá seis classificadas:
- EEEF Osvaldo Dornelles
- Colégio Emílio Zuneda
- EEEF Freitas Vale (2 classificadas)
- EEEF Salgado Filho
- EEEF Santa Inês
O resultado da etapa regional será divulgado em 30/9. A vencedora seguirá para a final estadual, marcada para 4/12, em Porto Alegre, no Senac, onde 30 finalistas cozinharão ao vivo, divididas em dois grupos, sendo avaliadas por uma comissão de especialistas em alimentação escolar.
Objetivos e impacto
O “Nutrindo a Educação” tem como objetivo promover hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes e reconhecer o talento e a dedicação das merendeiras, protagonistas de uma alimentação escolar de qualidade. Apesar da possibilidade de participação de merendeiras terceirizadas, nesta edição todas as inscritas são vinculadas diretamente às escolas.
Além das premiações, as receitas classificadas serão reunidas em um e-book especial, lançado ao final do ano, reunindo pratos, histórias e criatividade das profissionais da rede estadual.
Deixe seu comentário