CNJ divulga orientações para proteção de crianças e adolescentes em risco de morte
Inclusão
Comunidade escolar realiza Caminhada Inclusiva em Uruguaiana

Camila Rossi/Ascom 10ªCRE - A mobilização reforçou a importância do respeito, da diversidade e do protagonismo da comunidade PCD
A manhã desta quarta-feira, 27/8, foi marcada pela Caminhada Inclusiva, organizada pela assessora de Educação Especial da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Lídia Rodrigues, em conjunto com o setor pedagógico. A atividade contou com a presença da coordenadora adjunta, Mari Godoy, que representou a coordenadora Alfonsina Guedes de Moura, em agenda oficial em Porto Alegre.
O evento reuniu a comunidade escolar, estudantes com necessidades especiais, monitores, familiares, além de instituições como a Unipampa e escolas estaduais. A mobilização reforçou a importância do respeito, da diversidade e do protagonismo da comunidade de pessoas com deficiência (PcD), sensibilizando a sociedade sobre a necessidade de igualdade de oportunidades, acessibilidade e participação plena das pessoas com deficiência.
A caminhada integrou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada de 21 a 28 de agosto, instituída pela Lei nº 13.585/2017. A edição de 2025 trouxe o tema: “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, que destaca o papel central do protagonismo das pessoas com deficiência, sob o lema “Nada sobre nós, sem nós”.
Durante a semana, Uruguaiana promoveu palestras, oficinas, apresentações culturais e ações educativas em escolas, todas voltadas à promoção dos direitos, da inclusão e do respeito às pessoas com deficiência.
Deixe seu comentário