Enem 2024
Rede Estadual conquista segundo lugar entre escolas públicas no Enem 2024

Divulgação - A Rede Estadual do RS conquistou a segunda maior média entre escolas públicas estaduais no Enem 2024, consolidando a qualidade da educação no estado. São 12 escolas gaúchas entre as 50 melhores, superando SP e PR, e o RS alcançou a quinta maior média considerando todas as redes.
A educação gaúcha se destacou no Enem 2024, com a Rede Estadual do Rio Grande do Sul alcançando a segunda maior média entre escolas públicas estaduais do país. O resultado, confirmado pela equipe técnica do Centro de Educação Baseado em Evidências (Cebe), vinculado à Seduc, reforça o compromisso do governo em garantir qualidade de ensino e oportunidades para estudantes, professores e toda a sociedade.
Além da segunda colocação entre escolas públicas estaduais, o RS lidera em número de instituições entre as 50 melhores do Enem sem processo seletivo: 12 escolas gaúchas aparecem na lista, superando São Paulo, com oito, e Paraná, com sete. Considerando todas as redes de ensino, públicas e privadas, o estado alcançou a quinta maior média do país, consolidando seu destaque no cenário educacional nacional. Desde 2014, a Rede Estadual mantém-se entre os três primeiros colocados no ranking das redes estaduais, mostrando consistência histórica.
O desempenho da Rede Estadual também reflete a mobilização promovida pela Seduc por meio da campanha “Vamo pra Cima”. Mais de 70 mil estudantes participaram, representando 89% dos concluintes do terceiro ano. A iniciativa incluiu aulões transmitidos pelo YouTube com professores reconhecidos nacionalmente, cadernos de exercícios, kits de alimentação e caravanas que atenderam presencialmente mais de 16 mil alunos em diferentes regiões do estado.
Apesar do bom desempenho estadual, Uruguaiana não acompanhou essa média. De acordo com a plataforma “Melhor Escola”, o município ficou com nota média de 490,95 pontos, enquanto a média estadual foi de 611,4 pontos e a média nacional de 606,4 pontos. Esses números evidenciam que ainda existem desafios locais e abrem espaço para debates sobre a necessidade de políticas públicas, investimentos e programas de apoio para elevar o desempenho dos estudantes da cidade.
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