CNJ divulga orientações para proteção de crianças e adolescentes em risco de morte
Reinserção Social
Curso de instalação e manutenção elétrica qualifica detentos do IPU

Divulgação - O curso, de 20 horas, prepara os detentos para atuar no mercado de trabalho após cumprimento da pena.
O Instituto Penal de Uruguaiana (IPU) realizou, na terça-feira, 26/8, a cerimônia de entrega dos certificados do curso Técnicas Básicas de Instalação e Manutenção Elétrica, oferecido a 10 apenados da instituição. A atividade aconteceu na nova sala de aula do IPU, recentemente inaugurada, que será destinada a oficinas, palestras e outras ações educativas.
O curso, com carga horária de 20 horas, teve sua primeira aula na terça-feira, 22/8, abordando temas como eletrotécnica básica e propriedades dos materiais, preparando os internos para projetar, instalar e manter sistemas elétricos.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Senac Uruguaiana e o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), que forneceu os recursos necessários para a realização das aulas, ministradas pelo professor Lucas Velasquez.
Segundo Franklin Santana dos Santos, administrador do IPU, “o curso de formação profissional é uma ferramenta essencial para a reinserção social. Por meio do conhecimento adquirido, os apenados poderão ter oportunidades no mercado de trabalho ao retornarem à sociedade. Esta ação faz parte de um conjunto de iniciativas contínuas do Governo do Estado voltadas à educação, capacitação e reintegração social dos internos. Além disso, os participantes recebem certificado do Senac e têm direito à remição de pena.” destaca ele.
Para o Senac, destaca-se que “o objetivo é contribuir para a ressocialização, oferecendo aos estudantes privados de liberdade conhecimentos teóricos e práticos na área elétrica, ampliando suas perspectivas de inserção no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. A parceria entre instituições reforça o compromisso com a transformação social por meio da educação e da qualificação profissional.” explica a Instituição.
O evento contou ainda com a presença do delegado adjunto da 6ª DPR, Juliano Prates, do juiz da Vara de Execuções Criminais de Uruguaiana (VEC), Jaime Vieira de Almeida, da representante da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Liziane Galvão Giordano, além de professores do Senac e servidores do IPU.
Deixe seu comentário